Solenidade no Rio de Janeiro oficializa participação da UFJF na Copa de 2014

Reitor Henrique Duque, Ministro Wadson Ribeiro, João Havelange e Mauro Moreno

A sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) foi palco, nessa segunda-feira, 6 de julho, do lançamento oficial do projeto Capacitação de Profissionais para a Copa do Mundo de 2014. A solenidade reuniu o ministro interino do Esporte, Wadson Ribeiro, o presidente de honra da FIFA, João Havelange; o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque; o Presidente do Conselho Administrativo do IEDS-Digital, Mauro Moreno; além do presidente do Instituto João Havelange, César Augustus Braga.
A parceria entre o Instituto João Havelange, o Instituto de Educação e Desenvolvimento (IEDS-Digital) e a UFJF, através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), vai possibilitar o treinamento de 250 mil pessoas em todo o país em áreas como hotelaria, turismo, saúde, comunicação e segurança. Através de um vídeo, foram apresentadas as áreas que serão contempladas com os cursos e foi feita uma avaliação dos impactos que a realização da COPA de 2014 terá em diferentes setores.
Para o Reitor Henrique Duque, o projeto é motivo de muita alegria e já representa um êxito para a Universidade essa parceria. Ele disse ter certeza do sucesso da iniciativa, pois “tudo que João Havelange faz é marcado pelo sucesso”, disse. O Reitor ressaltou que cada um dos envolvidos vai desenvolver sua ação com qualidade em torno de um único objetivo, que é o de capacitar pessoas.
O presidente de honra da FIFA, João Havelange, fez um resgate histórico e avaliação sócio-econômica dos impactos da realização da COPA de 2014 no Brasil. Ele informou que, no caso da França, os recursos começaram a chegar antes e após a realização da Copa do Mundo, os investimentos se reverteram em ampliação do turismo. “A Copa do mundo tem um valor incalculável na medida que agrega, ao país que a realiza, referências de credibilidade e respeito. Segundo ele, o país ganha ainda sob outros aspectos e citou, por exemplo, que a escolha das cidades de Manaus e Curitiba, como duas das 12 sedes, tem um significado muito maior. Nesses casos, o futebol servirá de aliado à divulgação da Amazônia e do Pantanal. “A Copa traz um potencial inesquecível”, afirma.

Ganhos em todas as áreas
O Ministro interino do Esporte, Wadson Ribeiro, destacou o papel essencial que o Presidente Lula e o Presidente de Honra da FIFA, João Havelange, desempenharam com o objetivo de realizar a Copa do Mundo no Brasil. “Nossa perspectiva é chegar a 2016, quando serão realizadas as olimpíadas, com uma juventude envolvida com 14 anos de esporte, o que vai representar um legado incalculável para o país”, disse. Entre as vantagens que os preparativos para os dois eventos – Copa do Mundo e Olimpíadas – oferecem, Wadson destaca a formação do caráter e o estímulo à prática de esportes pela juventude, além disso, o mundo poderá, segundo Wadson, constatar que o Brasil é a terra do samba, do futebol e da ciência e tecnologia.

César Augustus, Reitor Henrique Duque, Ministro Wadson Ribeiro e João Havelange

“Os jogos da Copa do Mundo podem representar uma grande oportunidade de gerar empregos, melhorar a infraestrutura, tornar o país mais moderno e deixá-lo mais apto para o turismo”, afirma.
Em sua apresentação, o Presidente do Conselho Administrativo do IEDS-Digital, Mauro Moreno, repassou algumas diretrizes que serão adotadas para oferta dos cursos que poderão ser oferecidos em salas de aula, clubes, hotéis. “O ensino a distância é a melhor maneira de socializar o conhecimento”, disse. A solenidade contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Institucional, professor Flávio Takakura, do Secretário-Geral da UFJF, engenheiro Basileu Tavares, do Diretor da Faculdade de Economia e Administração, Alexandre Zanini e do Diretor de Comunicação, professor Kleber Ramos, além de representantes dos veículos de comunicação de Juiz de Fora e Região.
De acordo com o Presidente do Instituto João Havelange, César Augustus Braga, a instituição dá sequência ao trabalho de João Havelange em prol do esporte. “O que se vislumbra com a parceria é a grande oportunidade de ajudar o país a capacitar pessoas e, desde já, estamos otimistas com os resultados objetivados”, disse.

João Havelange apontou os ganhos para o país com a realização da Copa de 2014

O convênio foi firmado no dia 10 de junho e tem como objetivo capacitar profissionais para a Copa, através do ensino a distância. Os treinamentos vão atender aos mais diversos segmentos que atuarão diretamente ou indiretamente no evento, como hotelaria, turismo, comunicação, segurança, saúde e idiomas.
O projeto reúne um conjunto de “expertise” em tecnologia – oferecida pelo IEDS -; qualidade em ensino, dada pela UFJF; e a vasta experiência na área de esportes, adquirida por João Havelange à frente da FIFA ao longo de 24 anos.

Outras informações (32) 2102-3967

FSS(06/07/09)