O Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Henrique Duque, anunciou nesta sexta-feira, 19 de junho, que a UFJF será responsável pela realização de cursos de capacitação para todas as pessoas, inclusive voluntários de todo o país, que irão trabalhar na organização e realização da Copa do Mundo de 2014, que terá o Brasil como sede.
“A qualidade dos cursos presenciais e a distância da UFJF foi o fator fundamental para concretização desse convênio”, destaca.
A assinatura do convênio aconteceu no Rio de janeiro, no dia 10 passado, e contou com a presença do ex-presidente da Fifa, João Havelange, do Instituto João Havelange, do presidente do Conselho de Administração do Instituto de Educação e Desenvolvimento (IEDS-Digital), Mauro Moreno e Fernando Antônio da Silva, presidente executivo do Instituto.
De acordo com o Reitor os cursos serão oferecidos através de uma parceria entre o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e o IEDS-Digital. “A UFJF será a única instituição credenciada oficialmente pela organização da Copa do Mundo no Brasil para oferecer e certificar os cursos”, disse o reitor.
Para o Reitor Henrique Duque a participação da Universidade fortalece o que ela já oferece com qualidade, que é o ensino e reforça o lema da administração que é o de “humanizar e desenvolver”.
Para escolher a UFJF, o Instituto João Havelange avaliou uma série de quesitos, entre eles, a qualidade de ensino, infraestrutura, qualificação de docentes e técnico-administrativos. Segundo o Reitor com a conclusão das obras de reforma e ampliação da Faculdade de Educação Física, as condições da Universidade se tornarão ainda melhores. Para a Diretora da Faculdade de Educação Física e Desporto, professora Edna Resende Hernandez Martin o convênio reverencia as ações da atual administração superior e qualifica também os cursos de educação a distância da Faculdade.
O Secretário de Desenvolvimento Institucional e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância, professor Flávio Takakura, destaca que a programação e o calendário dos cursos serão definidos até o final deste mês em reuniões a serem agendas com os representantes do IEDS-Digital. “Esse instituto trabalha com apoio de tecnologia digital, que será agregada ao NEAD”, afirma. Outro ponto de apoio para a UFJF será a experiência desenvolvida pela Universidade de Lasagne, da França. Os cursos serão direcionados a atividades desenvolvidas, por exemplo, pelo setor hoteleiro, serviços de saúde e transporte público.
Outras informações: (32) 2102-3487/3488 (NEAD) /2102-3967 (Diretoria de Comunicação)
IEDS – (11) 3528-3911/ (21) 2274-5006
www.ieds-digital.com.br