O time de vôlei da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF) disputará a Liga Nacional, um dos torneios mais importante do País. A competição acontece nos meses de junho e julho e vale participação na Superliga, principal competição do voleibol brasileiro.
A equipe, coordenada pelos professores Maurício Bara e Marcelo Matta, foi formada em 2008, e, desde então, participou de dez competições conseguindo assegurar títulos em quatro delas, entre eles o bicampeonato da primeira fase dos Jogos do Interior Mineiro (JIMI), nas categorias adulto e juvenil.
Segundo Maurício Bara, técnico da equipe, as expectativas para participar da Liga Nacional é grande, apesar do nível de dificuldade da competição. “Tudo vai depender do grau de apoio que o time conseguir, o objetivo é apresentar um time competitivo, não há pretensão de ganhar o título a qualquer custo, mas estaremos em busca.”
O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, está em busca de patrocínios externos à UFJF, uma vez que, a lei possibilita que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos e paradesportivos sejam descontados do imposto de renda. De acordo com a regulamentação da Lei, os percentuais são diferentes para empresas e doações individuais. Pessoas físicas podem descontar até 6% do imposto de renda devido, e pessoas jurídicas, até 1%.
Mauricio explica que: “com os recursos o projeto tomará outras dimensões e dará mais um salto de qualidade, principalmente, com o fomento de categorias de base.” Os patrocinadores poderão optar por cotas diferenciadas e receberão em troca espaços publicitários para suas marcas, como, por exemplo, impressão nos uniformes oficiais, utilização dos espaços publicitários nos ginásios de realização de treinamentos e jogos, back drops para entrevistas, dentre outros.
A competição
A Liga Nacional, vista como a segunda divisão do voleibol brasileiro, conta este ano com a participação de 63 equipes, 29 femininas e 34 masculinas, tanto na categoria masculino quanto na feminina. As equipes estão divididos em 6 grupos que representam as regiões do país.
O time da UFJF está no Grupo V, que foi dividido em duas chaves, por ter maior número de times. A equipe da UFJF está na chave B, tendo como cidade sede Uberlândia e enfrentará os seguintes times: Faculdade Politécnica/Uberlância Tênis Clube/Prefeitura de Uberlândia, Olympico (Belo Horizonte), Faculdade de Pindamonhangaba (Fapi) e Náutico/Let’s (Araraquara). Os jogos serão realizados entre os dias 24 e 28 de junho. Na chave A estão: a UNIPLI (RJ), Flamengo (RJ), Voltaço (RJ), Tijuca (RJ), Climed/Atibaia (SP) e Tamoyo (SP). Os jogos serão realizados em Niterói (RJ), entre os dias 01 a 05 de julho. Os primeiros colocados de cada chave disputarão a final da fase classificatória do Grupo V.
O professor Maurício Barra considera um grupo difícil devido ao equilíbrio dos grupos: “Não poderia ser diferente afinal está em jogo duas vagas na Superliga”, diz Bara. A fim de preparar-se para a competição o time da UFJF vai fazer dois jogos amistosos com o Minas Tênis Clube, nos dias 06 e 07 de junho, ainda sem local de definido.
Outras Informações: 2102-3287 FAEFID ou pelo 9123- 0905 Prof: Maurício Bara
FSS(22/05/09)