Fechar menu lateral

Projeto da Faculdade de Educação Física orienta praticantes de caminhada

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos locais mais utilizados para a prática de caminhada na cidade. Para ajudar os adeptos desse esporte, a Faculdade de Educação Física e Desporto (FAEFID) criou, em 2001, o Programa de Caminhada Orientada. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, 7h30min e 8h, na própria Faculdade.

O projeto foi criado com dois objetivos: capacitar os alunos e atender a comunidade. Qualquer pessoa pode participar do projeto, desde que seja devidamente encaminhado por um médico. Atualmente, existem convênios com o Hospital Universitário (HU) e a Prefeitura de Juiz de Fora, através do Sistema Único de Saúde (SUS). São encaminhados pacientes que sofrem de hipertensão, diabetes, doenças renais e cardíacas, entre outras.

A iniciativa da FAEFID é a única do país que atende gratuitamente pacientes do SUS. O coordenador do Programa, professor José Marques Novo Júnior, destaca que o encaminhamento médico é essencial porque muitas doenças que limitam a atividade física são assintomáticas.

Segundo especialistas, a caminhada é um dos exercícios mais benéficos à saúde das pessoas, mas pode causar danos ou simplesmente não trazer benefícios se praticada de maneira incorreta. A aula dura em média uma hora e a equipe acompanha os alunos, orientando sobre questões de alongamento, postura, hidratação necessária e calçado adequado. O treinamento é elaborado individualmente de acordo com a capacidade física de cada um. Distância e intensidade do exercício, por exemplo, variam.

“A caminhada é uma atividade acessível, democrática, inclusiva e relativamente barata. A orientação ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético”, comenta o professor José Marques. O Caminhada Orientada oferece aos alunos assistência em várias áreas. A equipe é multidisciplinar, formada por profissionais de Educação Física, cardiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e bioquímicos, além de bolsistas.

Os interessados em participar das aulas devem procurar a coordenação do projeto e pegar o formulário que tem de ser preenchido pelo médico. A mensalidade é de R$ 35. As pessoas vinculadas à UFJF pagam apenas uma taxa de inscrição no valor R$ 20. Os pacientes encaminhados pelo SUS e pelo HU estão isentos da taxa de inscrição e da mensalidade.

A expectativa é de que, no futuro, após a conclusão das reformas na FAEFID, o projeto possa atender também amputados e cadeirantes.

Outras informações: www.ufjf.br/caminhada
(32) 2102-3293 (pela manhã)

 

FTO (14/04/09)