Programa de voleibol masculino é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte

O Programa de Voleibol Masculino da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O resultado foi divulgado no dia 12 de março e, a partir de agora, os coordenadores do projeto podem captar recursos de pessoas físicas e da iniciativa privada para investir no novo time. O anúncio foi feito, em entrevista, pelo Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Henrique Duque, pelo Secretário Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, representantes da Faculdade de Educação Física e Desporto e de outras unidades da Universidade, além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintufejuf).
Coordenado pelos professores da FAEFID, Maurício Bara e Marcelo Matta, o projeto existe desde o ano passado e oferece aos jovens a oportunidade de se tornarem atletas profissionais.

De acordo com o professor Maurício Bara o projeto começou a ser elaborado em agosto do ano passado e é um dos primeiros do Estado a ser contemplado. “O Secretário-Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, sempre nos cobrou a apresentação de um projeto”, disse.

Para o Reitor Henrique Duque a aprovação demonstra, mais uma vez, toda a competência na área do ensino, pesquisa e extensão da FAEFID, que passa por uma série de melhorias em sua infra-estrutura e que terá condições ideais para atender á comunidade acadêmica e também externa. Na avaliação do Secretário-Geral da UFJF, Basileu Tavares, esta é mais uma parceria de mão dupla entre a Administração Superior e a FAEFID, e a expectativa é que todos saiam ganhando com os esforços feitos. Este também é o pensamento do Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, que confirmou o compromisso de estar junto aos coordenadores para ajudar a captar recursos. “Vamos visitar juntos todos os que tiverem potencial de investir na proposta”. Ele destacou ainda que sem a vontade das pessoas, em especial do reitor da UFJF, as coisas não acontecem. “O mérito é dos coordenadores Maurício Bara e Marcelo Matta, mas quem colocou o projeto debaixo do braço e vão á Brasília protocolá-lo foi o Reitor”, conta. O esforço foi reconhecido pelo professor Marcelo Matta que se disse grato ao apoio dado pela Administração Superior e também afirmou que a iniciativa motiva todo mundo. De acordo com a Diretora da FAEFID, professora Edna Hernandes Martin, com a aprovação do projeto, a vontade de outros professores apostarem em projetos acadêmicos inovadores aumentou. “Todos querem encontrar um novo caminho”, disse.

Diretora da FAEFID, Edna Hernandes Martin, fala sobre o interesse dos professores em promover projetos inovadores

Há mais de um ano a FAEFID treina equipes de vôlei masculino para competições. Em 2008, o time representou Juiz de Fora no campeonato Mineiro, além disso a equipe disputou e foi campeã de diversos torneios regionais. A idéia de montar times oficiais de Vôlei na UFJF surgiu com o projeto “Voleibol UFJF – da Iniciação ao treinamento”. O objetivo do programa é formar times de base com crianças e de categorias adulta e juvenil. O voleibol é o segundo esporte na preferência nacional, perdendo apenas para o futebol. Desde os anos 80 a cidade tem formado representantes que se destacaram nos cenário nacional do Vôlei, como o Geovani Gávio e Márcia Fu. Tanto para o pró-Reitor Adjunto de recursos Humanos, Sebastião Marsicano Ribeiro Júnior, quanto para os Coordenadores do Sintufejuf, Paulo Dimas e Sebastião Girardi, a proposta cria uma nova perspectiva de integração interna e externa, fato que faz a Universidade ter hoje um novo conceito frente à sociedade.

Pela Lei de Incentivo ao Esporte, empresas e pessoas físicas podem realizar patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos e paradesportivos. Os valores dispensados podem ser descontados sobre o imposto de renda. Com a aprovação do programa, o próximo passo é a captação de recursos. A estimativa de investimento necessário é de um milhão de reais. Os patrocinadores vão poder optar por cotas diferenciadas. Pessoas físicas poderão deduzir 6% sobre o imposto, já pessoas jurídicas 1%. Em troca eles recebem espaço publicitário para as suas marcas.

Para este ano, o programa prevê a consolidação da equipe para disputar a Liga Nacional. A categoria representa a segunda divisão do voleibol. Além disso, o intuito é atender maior número de crianças pela categoria de base. Para o ano de 2011, a expectativa é formar a primeira equipe de Juiz de Fora para disputar a Superliga Nacional. Com a ampliação da Faculdade de Educação Física, a Universidade vai contar já a partir do ano que vem, com um Ginásio Poliesportivo, Laboratório de Fisiologia, Sala de Musculação, Piscina semi-olímpica e Pista de Atletismo. A participação no time de vôlei da UFJF é aberta a todos. Basta fazer um teste de com os coordenadores do projeto. Os interessados em acompanhar os treinos da equipe pdoe comparecer a FAEFID às segunda, terça e quarta-feira, a partir das 17h.

Outras informações: Faculdade de Educação Física (32) 2102- 3287
Secretaria-Geral: (32) 2102-3904