Anais da VI Semana da FACED

A Semana da FACED é um evento que reúne dois outros eventos tradicionais e que foram periodicamente realizados: Semana da Educação, que aconteceu em 10 edições e Seminário Anual de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 12 edições. A Semana da Educação era um evento que dava prioridade a trabalhos de estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF e contava com a participação de docentes da Educação Básica e discentes das outras Licenciaturas. Já o Seminário Anual de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF tinha o caráter de divulgação de pesquisas em andamento ou concluídas, possibilitando debates para a própria condução das pesquisas em processo, aberto às intervenções e às incorporações advindas da discussão.

A Semana da FACED, desde 2013, congrega esses dois espaços em um único evento possibilitando momentos de divulgação e aprofundamento de trabalhos construídos pelos e pelas docentes de Ensino Superior, profissionais da Educação Básica, estudantes de Licenciaturas, estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação e em demais áreas, de instituições de várias regiões brasileiras. Promove, desse modo, diálogos de experiências didático-metodológicas e discussões epistemológicas sobre as práticas e as pesquisas educacionais.  Em sua sexta edição, a Semana da FACED, realizada de 20 a 23 de maio de 2024, com o tema Microfascismos no campo educacional e a invenção de resistências discutiu e problematizou as práticas de exceção que dizem respeito ao micropolítico, associadas às dimensões da colonialidade, da LGBTQIA+fobia, do racismo, do patriarcado, dentre outras.

Os anais da VI Semana da FACED socializam os textos completos dos trabalhos apresentados no evento.

Clique aqui para acessar o site dos Anais da VI Semana da FACED.