FALE – Núcleo de Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino

Grupo de Pesquisa LINFE – Linguagem, Infâncias e Educação

Líderes: Profª. Drª. Hilda Aparecida Linhares da Micarello/ Profª. Drª. Rosângela Veiga Júlio Ferreira

O LINFE busca compreender como os modos de organização e funcionamento das instituições educacionais, assim como as mediações que nelas se realizam, repercutem em diferentes domínios das vivências infantis, dentro e fora da escola: seu desenvolvimento, relações sociais, suas afecções e formas próprias de atribuir sentido ao mundo.

Contato: hilda.micarello@uab.ufjf.br

Grupo de Pesquisa LEPs – Linguagem, Ensino e Práticas sociais

Líderes: Profª. Drª. Tânia G. Magalhães / Profª. Drª. Andreia Garcia-Reis

As pesquisas do grupo trazem resultados que incidem diretamente na formação inicial e continuada de professores, na reflexão sobre práticas de ensino de Língua Portuguesa na escola básica – relativas à aprendizagem por gêneros textuais -, nos processos de ensino e aprendizagem, em materiais didáticos, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Contato: tania.magalhaes95@gmail.com

Grupo de Pesquisa ISE – Interação, Sociedade e Educação

Líderes: ProfªDrª Andreia Garcia-Reis/ Prof. Dr. Alexandre Cadilhe

O Grupo ISE tem atuação em pesquisa na área de linguagem e educação, a partir de duas linhas de pesquisa: Linguagem e Formação de Professores; Linguagem, Direitos Humanos e Diversidade, com ações no desenvolvimento de projetos de pesquisas, cursos de extensão e eventos, direcionadas à formação inicial e continuada de professores, sobretudo nos temas relacionados às linhas.

Contato: andreiargarcia@yahoo.com.bralexandre.cadilhe@ufjf.br

Grupo de Pesquisa LAEDH – Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos

Líder: Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe

O Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos da UFJF (LAEDH/UFJF) resulta das ações de ensino, pesquisa e extensão coordenadas pelo Prof. Dr. Alexandre Cadilhe, em conjunto com estudantes de iniciação científica, iniciação à docência, mestrado e doutorado de dois programas de pós-graduação da UFJF: Linguística e Educação. Tais ações são materializadas nos seguintes projetos: 1) “Letramentos e formação cidadã” (PIBID/Letras – CAPES/UFJF, vigente desde 2018); 2) “(Multi)Letramentos e Interação Social: Direitos Humanos e Diversidade na Formação Docente” (FAPEMIG/Edital Universal, vigente desde 2019); 3) “Programa de Extensão LAEDH/UFJF” (Apoiado pelo Edital de Extensão da UFJF, vigente desde 2020, com cursos de formação continuada). 4) Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos. Além disso, o LAEDH compõe a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/UFJF), com ações de pesquisa e extensão voltados para o tema de migração, refúgio e educação linguística.

Contato: alexandre.cadilhe@ufjf.br