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Segunda Licenciatura – Educação Especial Inclusiva

O Curso de 2ª licenciatura em Educação Especial Inclusiva faz parte da Política Nacional de
Formação de Professores para a Educação Básica da Capes, por meio do Programa Nacional de
Formação de Professores para Educação Básica- PARFOR- Equidade.
O objetivo do curso de educação especial inclusiva é capacitar os alunos/professores para refletir,
planejar, executar e avaliar práticas, metodologias e recursos educacionais com foco na inclusão
escolar.

SOBRE O PARFOR EQUIDADE
O PARFOR EQUIDADE é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de
Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) gerido pela CAPES.
São objetivos do PARFOR EQUIDADE:
I – Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme área de
atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de
surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes
comunitárias de formação por alternância;
II – Formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do
campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de
surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo;
III- Fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que
contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de
organização dos conhecimentos, tempos e espaços; e
IV – Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as
comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.

INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO
Local Faculdade de Educação – UFJF
Turno: noturno
Horário: 19:00 às 22:30, de segunda a sexta
Modalidade: presencial
Duração: 3 semestres, com previsão de início no dia 04 de novembro de 2024
Bolsas: Os estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim
como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do
PARFOR EQUIDADE, têm possibilidade de recebimento de bolsa de estudos.

Grade Curricular
1 Disciplinas obrigatórias: 

  • ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM INCLUSÃO ESCOLAR:TECNOLOGIA ASSISTIVA E
    SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
  • LEGISLAÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • OFICINA EXTENSIONISTA 1: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
  • DOCÊNCIA EM TEMPOS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO
    INCLUSIVA
  • OFICINA EXTENSIONISTA 2 : PRODUÇÃO DE MATERIAIS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
    EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO DE INTERVENÇÃO
    PEDAGÓGICA
  • TRABALHO DE FORMAÇÃO DOCENTE – TFD
  • EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO DE INTERVENÇÃO
    PEDAGÓGICA – PRÁTICA
  • TRABALHO DE FORMAÇÃO DOCENTE – TFD – PRÁTICA
  • SEMINÁRIOS DE TRABALHO DE FORMAÇÃO DOCENTE

2 – Estágios e Reflexões obrigatórios

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
    SURDEZ E ESCOLA BILÍNGUE
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
    DEFICIÊNCIA VISUAL
  • REFLEXÕES SOBRE OS ESPAÇOS ESCOLARES 1: SURDEZ E ESCOLA BILÍNGUE
  • REFLEXÕES SOBRE ESPAÇOS ESCOLARES: DEFICIÊNCIA VISUAL
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
    DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLAS
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4: ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
  • REFLEXÕES SOBRE ESPAÇOS ESCOLARES 3: DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLAS
  • REFLEXÕES SOBRE ESPAÇOS ESCOLARES 4: ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 5 – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
    TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6 -EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS EM
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • REFLEXÕES ESPAÇOS ESCOLARES 5: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
  • REFLEXÕES ESPAÇOS ESCOLARES 6: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Informações: parfor.faced@ufjf.br

Coordenador Institucional: Cassiano Caon Amorin
Coordenadora de Curso: Mylene Santiago