GEPPEG – Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática e Ensino de Geografia
Líder: Profa. Dra. Patrícia Assis da Silva Ribeiro
O grupo se dedica ao desenvolvimento de uma proposta metodológica e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Tais investigações estão alicerçadas no modelo do raciocínio geográfico proposto por Silva (2021) e Roque Ascenção e Silva Ribeiro(2024) e no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman, 1986). O GEPPEG desenvolve uma investigação em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica – NEPEG (UFG) e com o GEPEGEO (UFMG), onde além de pesquisas, realiza ações extensionistas direcionadas à formação – inicial e continuada – de professores de Geografia. Tendo em vista essa atuação, o grupo tem buscando desenvolver estudos que visem superar um ensino de Geografia descritivo, fragmentado e descontextualizado, para que ele possa ser ancorado na interpretação de situações geográficas a partir da mobilização de conceitos, conteúdos e conhecimentos epistemológicos da ciência geográfica e da apropriação de linguagens caras à Geografia.
Contato: geppegufjf@gmail.com
Grupo GhEnTE – Geografia Humanista–Ensino–Teoria-Experiência
Líder: Profa. Dra. Juliana Maddalena Trifilio Dias
O grupo GhEnTE possui duas linhas. Uma tem como finalidade acolher e discutir questões teóricas e metodológicas sobre Psicanálise e Educação. A outra tem como finalidade os estudos das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan a partir do encontro epistemológico da Geografia com a Psicanálise. Em todas as atividades se faz presente o campo do Ensino de Geografia a partir do referencial epistemológico da Geografia Humanista de base psicanalítica
Contato: juliana.maddalena@ufjf.br
GRUPEGI – Geografia da Infância
Líder: Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes
As crianças nascem em paisagens pré-existentes, vivenciam territórios, lugares e outras dimensões espaciais que são expressões do espaço geográfico. A Geografia da Infância busca compreender as crianças e suas infâncias, tendo como ponto de partida essas espacialidades, as configurações que dela emanam, entre as quais destacamos a paisagem, o território e o lugar, entre outros; mas também tem por desejo dialogar com a Geografia produzida pelas crianças a partir de suas lógicas e autorias infantis. As crianças e suas infâncias, os espaços geográficos e suas expressões, são as palavras pertinentes aos nosso grupo de estudo.
Contato: grupegi@gmail.com