Fechar menu lateral

ESPACIHUM – Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Espacialidade Humana e Geografias da Vida

GEPPEG – Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática e Ensino de Geografia 

Líder: Profa. Dra. Patrícia Assis da Silva Ribeiro

O grupo se dedica ao desenvolvimento de uma proposta metodológica e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Tais investigações estão alicerçadas no modelo do raciocínio geográfico proposto por Silva (2021) e Roque Ascenção e Silva Ribeiro(2024) e no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman, 1986). O GEPPEG desenvolve uma investigação em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica –  NEPEG (UFG) e com o GEPEGEO (UFMG), onde além de pesquisas, realiza ações extensionistas direcionadas à formação – inicial e continuada – de professores de Geografia. Tendo em vista essa atuação, o grupo tem buscando desenvolver estudos que visem superar um ensino de Geografia descritivo, fragmentado e descontextualizado, para que ele possa ser ancorado na interpretação de situações geográficas a partir da mobilização de conceitos, conteúdos e conhecimentos epistemológicos da ciência geográfica e da apropriação de linguagens caras à Geografia.

Contato: geppegufjf@gmail.com 

Grupo GhEnTE – Geografia Humanista–Ensino–Teoria-Experiência

Líder: Profa. Dra. Juliana Maddalena Trifilio Dias

O grupo GhEnTE possui duas linhas. Uma tem como finalidade acolher e discutir questões teóricas e metodológicas sobre Psicanálise e Educação.  A outra tem como finalidade os estudos das obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan a partir do encontro epistemológico da Geografia com a Psicanálise. Em todas as atividades se faz presente o campo do Ensino de Geografia a partir do referencial epistemológico da Geografia Humanista de base psicanalítica

Contato: juliana.maddalena@ufjf.br

 GRUPEGI – Geografia da Infância 

Líder: Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes

As crianças nascem em paisagens pré-existentes, vivenciam territórios, lugares e outras dimensões espaciais que são expressões do espaço geográfico. A Geografia da Infância busca compreender as crianças e suas infâncias, tendo como ponto de partida essas espacialidades, as configurações que dela emanam, entre as quais destacamos a paisagem, o território e o lugar, entre outros; mas também tem por desejo dialogar com a Geografia produzida pelas crianças a partir de suas lógicas e autorias infantis.  As crianças e suas infâncias, os espaços geográficos e suas expressões, são as palavras pertinentes aos nosso grupo de estudo.

Contato: grupegi@gmail.com