Fechar menu lateral

VI SEMANA DA FACED

 

A Semana da FACED é um evento que reúne dois outros eventos tradicionais e periodicamente realizados: Semana da Educação (10 edições) e Seminário Anual de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF (12 edições). O primeiro priorizava trabalhos de estudantes do curso de Pedagogia da FACED/UFJF, com participação de docentes da educação básica e discentes das outras licenciaturas. Nele, palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos promoviam debates sobre a prática escolar, a formação docente, as políticas educacionais, o papel da/o pedagoga/o etc. Já o segundo tinha caráter de divulgação de pesquisas em andamento ou concluídas, possibilitando debate para a própria condução das pesquisas em processo, aberto às intervenções e às incorporações advindas da discussão.

A Semana da FACED, desde 2013, congrega esses dois espaços em um grande evento possibilitando momentos de divulgação e aprofundamento de trabalhos construídos pelos/as docentes de ensino superior, profissionais da Educação Básica, estudantes de Licenciaturas, estudantes de Programas de Pós-Graduação em Educação e em demais áreas, de instituições de várias regiões brasileiras. Promove, assim, diálogos de experiências didático-metodológicas e discussões epistemológicas sobre as práticas e as pesquisas educacionais. Em 2017, o evento passou a ser bienal. Em 2021, devido às condições oriundas do período pandêmico, o evento não foi realizado. 

Desde sua primeira edição, a Semana da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF) tem como objetivos específicos possibilitar: a)  socialização de experiências de pesquisa, práticas de ensino e de extensão realizadas por estudantes de graduação de diferentes Licenciaturas da UFJF e de outras instituições de ensino superior, por estudantes de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento da docência e por professores/as da educação básica e do ensino superior; b) intercâmbio científico entre os grupos de pesquisas e estudos nas relações entre Educação e Sociedade; c) intercâmbio entre grupos e núcleos de pesquisa da UFJF com grupos e núcleos de outras instituições; d) aproximação entre trabalhos de pesquisa, de extensão e de ensino, bem como a aproximação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação a outros programas de Pós-graduação do Brasil; e) diálogo entre os programas de docência como Treinamento Profissional, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa de Educação Tutorial. 

Na VI Semana da FACED, a ser realizada de 20 a 23 de maio de 2024, tais objetivos se desdobram a partir do tema Microfascismos no campo educacional e a invenção de resistências. Serão abordadas as práticas de exceção que dizem respeito ao micropolítico, associadas às dimensões da colonialidade, da LGBTQIA+fobia, do racismo, do patriarcado, dentre outras. Tais dimensões são enfrentadas como desafios a uma educação em um contexto democrático, inclusivo e laico, anunciando resistências diante de perspectivas necropolíticas e de precarização da vida que incidem especialmente sobre grupos enquadrados como minorias socioculturais. 

Lançamo-nos ao desafio de construir modos inventivos de (re)existir com a educação, tecendo diálogos entre pesquisas, ações de extensão e de ensino-aprendizagem produzidas em diferentes contextos, por pesquisadoras/es, estudantes e profissionais em atuação nas instituições.

Faça a sua inscrição CLICANDO AQUI

Para maiores informações CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE