Fechar menu lateral

Questionário do ENADE 2015

Os estudantes que estão concluindo seus cursos devem ficar atentos ao Questionário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2015) que deve ser respondido a partir desta quarta-feira, dia 21, até 22 de novembro. O preenchimento é obrigatório, e é por meio dele que os participantes consultam informações sobre o local da prova e têm acesso ao Cartão de Informação do Estudante.

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações. São os resultados dele que possibilitam a elaboração do perfil socioeconômico dos alunos e, ainda, a construção de políticas de educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.

O Enade 2015 avaliará estudantes de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Design; Jornalismo; Psicologia; Publicidade; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; e Turismo. O diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava, lembra que todos devem estar atentos às datas. “Cada coordenador deve contatar todos os concluintes do seu curso e comunicá-lo novamente sobre o calendário”. Fava ressalta que, neste ano, o preenchimento do questionário é um pré-requisito para a obtenção do grau de bacharel, ou seja, só cola grau quem tiver cumprido esta etapa.

As provas serão aplicadas no dia 22 de novembro e devem participar os alunos que iniciaram a graduação em 2015 ou concluem até o segundo semestre de 2016. O exame tem por objetivo verificar as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso em comparação com outros da mesma área. A prova é, atualmente, a principal fonte de avaliação dos cursos de graduação do país, determinando o conceito dos cursos e uma parcela da avaliação final da instituição.

Em 2012, último ano em que esses cursos foram avaliados, os de Administração, Direito e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito 5, o mais possível do Enade, o que os colocou entre os dez melhores do país em suas respectivas áreas. Psicologia e Economia receberam nota 4; e o curso de Turismo ficou com 3. Os demais cursos da UFJF presentes na lista desse ano não participaram da avaliação em 2012.

O bom desempenho no Enade vai além da boa reputação do curso e da instituição. A participação em alguns convênios, por exemplo, fica condicionada ao bom desempenho no Enade. Além disso, o baixo desempenho pode significar o fechamento do curso.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UFJF

 

Informações complementares estão disponíveis em:

https://www.ufjf.br/facc/ensino/graduacao/administracao/enade/

https://www.ufjf.br/facc/ensino/graduacao/ciencias-contabeis/enade/