Fechar menu lateral

Mais de 200 gestores públicos concluem curso de especialização pela FACC

No último sábado, 20, 42 gestores públicos apresentaram a suas monografias nos polos de ensino a distância de Ubá (MG) e Ilicínea (MG), cumprindo o último requisito para obtenção do certificado de Especialista em Gestão Pública pela UFJF.

O curso é voltado para profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor público. É ofertado na modalidade a distância, com cerca de 11 encontros presenciais para realização de seminários temáticos, quando são discutidos casos de gestão pública com base na aprendizagem teórica e prática adquirida durante as aulas.

A monografia tem o formato de um Plano de Ação de Gestão Pública (PAP), em que o aluno elege um problema real do órgão em que trabalha e propõe ações para solucioná-lo.

Aluna de Ilicínea apresentando Mongrafia. (Foto: Gilmar Santos/ 2015)

Aluna de Ilicínea apresentando Mongrafia.
(Foto: Gilmar Santos/ 2015)

Valdione da Silveira Roberto Almeida, que atua como Secretária Geral do Legislativo da Câmara Municipal de Ervália (MG), o curso foi uma grande oportunidade de aquisição de conhecimentos para aplicar no órgão em que trabalha, intervindo positivamente nos serviços prestados aos cidadãos daquela cidade. “O curso aprimorou o que vejo no dia a dia da realização do meu trabalho. Agora, quando recebo do Executivo documentos como o PPA [Plano Plurianual], a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e a LOA [Lei Orçamentária Anual] tenho mais condições de entendimento”, afirma Valdione.

Em maio deste ano, outros 103 alunos já haviam concluído a especialização em Gestão Pública de Organizações de Saúde e 90 a de Gestão Pública Municipal, somando 235 concluintes que a partir de agora multiplicarão seus conhecimentos nos órgãos públicos em que atuam.

As especializações fazem parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e são oferecidas por várias instituições públicas de ensino superior em todo o país. Na UFJF são ministradas desde 2010, na modalidade a distância. Os cursos são gratuitos, custeados pela Capes/MEC e surgiram por demanda do Governo Federal, a partir da percepção da necessidade de capacitar os profissionais do setor público.

Para o segundo semestre de 2015, a UFJF já solicitou novas turmas à Capes e aguarda a autorização para publicação dos editais.

Os interessados devem consultar regularmente a página da FACC a partir de agosto deste ano para se informar sobre a abertura das inscrições.

Alunos e orientadores em Ubá.

Alunos e orientadores em Ubá.