O CirceA – Círculo de Estudos da Antiguidade é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, formado em 2012. Sediado na UFJF, o grupo é atualmente liderado pelas professoras Fernanda Cunha Sousa e Charlene Martins Miotti. Seu objetivo é aproximar e promover o trabalho conjunto entre professores, pós-graduandos e graduandos da área de Estudos Clássicos de diferentes Instituições de Ensino Superior. Com isso, estreitam-se laços profissionais entre aqueles que estão vinculados à habilitação específica na área e aqueles que atuam em outras habilitações, compartilhando diferentes realidades e fortalecendo a atuação de seus integrantes dentro e fora de seus cursos de origem. Os resultados almejados são atividades conjuntas, como organização e participações em eventos itinerantes nas instituições de origem de cada um dos participantes, tais como congressos, semanas, jornadas e seminários de pesquisa e ainda publicações de livros, artigos, participações em bancas de conclusão de curso, mestrado e doutorado.
A atuação do grupo está baseada em duas linhas de pesquisa. São elas:
1) Linguagem e Cultura em Grécia e Roma
Esta linha de pesquisa abriga projetos sobre as interrelações entre linguagem e cultura no mundo grego e romano, com ênfase na compreensão e representação das línguas e de seus usuários, com possíveis aportes teóricos contemporâneos, e nas tradições poética, retórica, filosófica e gramatical antigas.
2) Performance, crítica e recepção
Esta linha de pesquisa abriga discussões que toquem a crítica, a performance e a recepção, incluindo o ensino e a tradução, das línguas e literaturas grega e latina a partir de referenciais disciplinares e transdisciplinares. Busca-se melhor compreensão das questões ligadas à memória cultural e aos fenômenos de leitura do passado.
Para conhecer mais sobre os membros do grupo, acesse o perfil do CirceA na plataforma de grupos de pesquisa do CNPQ, aqui.