Como acessar as plataformas digitais?

O Ensino Remoto Emergencial, regulamentado pela Resolução 33/2020-CONSU irá contar com duas plataformas digitais: Moodle e Google Sala de Aula.

O Moodle continuará sendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem de alunos dos cursos de graduação à distância. Além disso, alunos do Colégio de Aplicação João XXIIII também terão o Moodle como plataforma digital.

Quanto à graduação presencial, as disciplinas que iniciaram o semestre 2020.1 utilizando o Moodle poderão continuar utilizando a ferramenta. Professores que realizaram a última capacitação promovida pelo CEAD (iniciada em julho) também poderão optar pelo uso do Moodle.

O acesso ao Moodle ocorrerá pela página ead.ufjf.br

Para as demais disciplinas, a ferramenta a ser utilizada será o Google Sala de Aula.

As contas de professores para utilização do Google Sala de Aula serão criadas no dia 24 de agosto. A senha de acesso será a mesma senha do SIGA. As disciplinas também serão criadas automaticamente.

O nome das contas dos professores seguirá o mesmo padrão do email institucional atual seguido do domínio @ufjf.br (Ex.: quem possui o email institucional joao.silva@ufjf.edu.br terá também a conta joao.silva@ufjf.br). Posteriormente, o CGCO apresentará uma solução para unificação das contas. Até lá, permanecerão as duas contas. O uso da conta com término em ufjf.br também darão acesso a todas as ferramentas do Google G Suite (Google drive ilimitado, meet, classroom, a solução de escritório, etc.)

Para acesso dos professores ao Google sala de aula, o professor deverá acessar o endereço https://classroom.google.com/, o mesmo padrão do e-mail atual@ufjf.br e sua senha do SIGA.

As contas dos alunos para acesso ao Google Sala de Aula serão criadas no dia 31 de agosto seguindo o formato <cpf>@estudante.ufjf.br. O nome da conta poderá ser alterado posteriormente através de funcionalidade a ser criada no SIGA. A senha de acesso será a mesma senha do SIGA.

Para acesso dos alunos ao Google Sala de Aula, o aluno deverá acessar o endereço https://classroom.google.com/ , utilizar o formato <cpf>@estudante.ufjf.br e sua senha do SIGA.