Os avanços na área de telecomunicações a partir da década de 50 do século XX e o aumento das taxas de transmissão a partir da década de 80 do mesmo século vêm facilitando o acesso à informação e tornando factível, viável e eficiente a comunicação entre indivíduos, instituições e equipamentos.
O que faz um profissional da área de telecomunicações?
É esperado que o profissional da área de telecomunicações seja capaz de não apenas desenvolver novas tecnologias, mas também ser agente para a concepção e introdução de novas aplicações para as mesmas tecnologias em diferentes ramos :residencial, comercial, industrial, petrolífero, energia, marítimo, aeroespacial, veicular, etc.
Qual a relevância do profissional no mercado?
A falta de mão de obra técnica no setor é sentida pelas empresas de telecomunicações e atrasa um desenvolvimento maior do setor. Segundo uma reportagem recente da Folha de São Paulo, em 2012, o déficit de técnicos é de 15 mil profissionais, e o déficit de engenheiros chegam a 10 mil profissionais na área de telecomunicações.
Qual a justificativa da subdivisão da engenharia elétrica?
A justificativa para existência do curso é a importância do Engenheiro de Telecomunicações no mundo globalizado, a crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais desta área e os amplos laços que podem ser estabelecidos com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Localização da Faculdade de Engenharia