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O documento anexo (clique na figura) descreve o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tendo em vista as mudanças observadas no mercado de trabalho do engenheiro eletricista nos últimos anos.
Durante o processo de construção deste documento, a Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência e os Departamentos de Circuitos Elétricos e de Energia Elétrica têm exercido atividades para garantir a pluralidade de idéias e visões sobre as necessidades do mercado de mão-de-obra. Outro fator considerado diz respeito à responsabilidade sócio-ambiental, objetivando-se construir um projeto pedagógico moderno, representativo, coerente e fundamentado, a fim de garantir a qualidade da formação dos egressos do Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência da UFJF.
O Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado em dezembro de 2013 na Resolução 113.2013 do Conselho Setorial de Graduação.
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Em 09 de abril de 2002, com a Resolução MEC/CNE/CES n° 11/2002, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia; e em 26 de abril de 2019, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da Resolução MEC/CNE/CES 02/2019, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, foi necessário uma reestruturação do plano pedagógico do curso.
Além disso, entrou em vigor a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, exigindo que as atividades de extensão passem a compor, no mínimo, 10% do total da carga horária dos cursos de gradução. A Resolução nº 7/2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora, a Resolução-75.2022 do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) aprova as diretrizes de inserção da extensão nos currículos de Graduação, além de regulamentar as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) e suas modalidades nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação (PPC).
Desta forma, elborou-se um novo Projeto Pedagógico do Curso que foi aprovado em dezembro de 2022 na Resolução 127 de dezembro de 2022 do Conselho Setorial de Graduação.
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O PPC do curso passa por constantes alterações que devem ser acompanhadas no site, algumas das alterações importantes são listadas a seguir:
ALTERAÇÕES DE GRADE: ver Matriz Curricular e Disciplinas por período do Curso
ALTERAÇÕES NA GRADE (a partir de 2016/01): Alterações nas disciplinas
ALTERAÇÕES NA GRADE (a partir de 2017/03 – Direito Privado): Informações DPR032
ALTERAÇÕES NA GRADE (a partir de 2018/02 – Cálculo de Probabilidade): Aviso_EST029-Probabilidade