Informações sobre o ENADE 2023

O ENADE é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário socioeconômico e avaliativo, preenchido pelo estudante inscrito.

A avaliação do ENADE alcança 55% do Conceito Preliminar de Curso, por isso, a prova é de extrema relevância para o nosso curso.

É importante destacar que quem falta à prova ou não preenche o questionário não pode colar grau.

Orientações aos discentes do curso de Engenharia Elétrica – Energia inscritos ao ENADE 2023:

1. O período de inscrição e retificação se encerrou em 31 de agosto de 2023. Conforme e-mails enviados pela Coordenação, os estudantes que irão colar grau entre 1° de setembro de 2023 e 31 de julho de 2024 deverão ter sido inscritos como concluintes no ENADE 2023 e deverão fazer o exame. Veja se seu nome consta na lista (abre em nova janela).
  2. É obrigatório que no período de 1° de setembro a 25 de novembro de 2023 o estudante inscrito preencha o Questionário do Estudante disponível no site oficial do ENADE (enade.inep.gov.br) através de autenticação com login e senha do Portal Gov.br. Caso ainda não possua, o estudante deverá criar senha de acesso no Portal Gov.br, no endereço sso.acesso.gov.br (abre em nova janela), que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro.
  3. A aplicação das provas do ENADE 2023 ocorrerá dia 26 de novembro de 2023. Informações detalhadas estão disponíveis no Edital do ENADE 2023 (abre em nova janela)

Para que você possa se preparar, a Coordenação recomenda que consulte informações, provas e gabaritos de exames anteriores no site do INEP (abre em nova janela).

NOVO!!! LOCAIS DE PROVA Enade 2023 – Relatório de locais de prova (abre em nova janela)