Fechar menu lateral

Ações

Sumário

Extensão:

Criado em 2015, o projeto de educação financeira da UFJF/GV busca não apenas difundir informações sobre finanças pessoais, mas também orientar os cidadãos para tomadas de decisões responsáveis, haja vista que o desenvolvimento econômico depende das decisões individuais. Atualmente, o projeto se distribui em quatro ações extensionistas, com o intuito de difundir os conceitos de educação financeira em grupos considerados estratégicos. As ações são apresentadas a seguir:

Educação Financeira no Ensino Médio

Ensinar os jovens a lidar com dinheiro e planejamento financeiro desde cedo é fundamental para formar adultos responsáveis e conscientes de suas finanças. Para tanto, o projeto realiza palestras e divulgação de material educativo sobre o tema educação financeira nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Espera-se, com isso, munir os alunos do ensino médio com os instrumentos necessários para tomadas de decisões de consumo conscientes, além de realizar o transbordamento de conhecimentos para os núcleos familiares, se tornando assim agentes multiplicadores da educação financeira.

Voltar ao sumário

Com as Contas em Dia: A Educação Financeira na Prática

O aumento do endividamento da população faz com que a capacidade de consumo futura seja reduzida, impactando negativamente a atividade produtiva e geração de riqueza. Com a facilitação do crédito, principalmente por meio de financiamento de bens duráveis e consignados, parte da população nacional se vê frente à possibilidade de consumo antes pouco palpável.  Apesar do aumento da satisfação e possibilidade de utilização do crédito para atender uma necessidade real, o consumo desordenado tem gerado resultados alarmantes, tais como o endividamento de 75,3% das famílias do estado de São Paulo em abril de 2022 (FECOMÉRCIOSP, 2022). Para contornar esse problema, o presente projeto auxiliar a população adulta da região de Governador Valadares (MG), em especial aqueles em situação de endividamento. Para tanto, serão utilizados como métodos de intervenção palestras e consultoria financeira individual.

Voltar ao sumário

Finanças em Debate

O brasileiro tem demonstrado crescente interesse pela educação financeira, buscando informações práticas para lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável. A popularidade dos livros de finanças pessoais é evidente, com alguns títulos figurando entre os mais vendidos no Brasil. Segundo um levantamento do portal de notícias Extra (2023), em 2022 5 dos 20 livros mais vendidos no Brasil estão relacionados ao tema de finanças pessoais. Essa tendência reflete a crescente conscientização sobre a importância da educação financeira e a busca por informações de qualidade para melhorar a relação com o dinheiro e garantir um futuro mais próspero. Assim, o presente projeto pretende promover e fomentar a cultura de educação financeira entre jovens e adultos através de leituras compartilhadas e debates sobre livros de finanças pessoais. Espera-se com isso, ampliar o hábito de leitura e contribuir para a transformação na vida dos participantes, incentivando-as a buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades financeiras.

Voltar ao sumário

Educação Financeira nas Redes Sociais

As redes sociais são uma poderosa ferramenta para difundir informações sobre educação financeira, alcançando um amplo e diversificado público. Elas permitem o compartilhamento rápido de informações, facilitando a disseminação do conhecimento financeiro. Através das redes sociais, é possível ajudar as pessoas a tomar decisões financeiras mais eficientes, oferecendo orientações sobre economia, investimentos, planejamento familiar e gerenciamento de dívidas. Nesse contexto, a presente proposta busca promover e fomentar a cultura de educação financeira entre jovens e adultos usuários de redes sociais, a saber, FacebookInstagram, Youtube e TikTok, por meio da produção e divulgação de conteúdo informativo/educativo em formato digital.

Facebook  Instagram  Youtube

Voltar ao sumário