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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF158GV - NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

Horas Aula: 2

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Introdução às Neurociências. Efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções cognitivas. Exercício físico e sono. Neurociências aplicada à: atividade física na infância e adolescência; atividade física e envelhecimento; esportes de alto rendimento.
1. Introdução às Neurociências
1.1. Histórico da área
1.2. Aspectos básicos da neuroanatomia funcional
1.3. Aspectos básicos da neurofisiologia do sistema nervoso
2. Efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções cognitivas
2.1. Exercício Físico como modulador neurocelular (neurogênese, gliogênese, sinaptogênese,
angiogênese)
2.2. Exercício Físico como modulador molecular (sistemas de neurotransmissão e fatores
neurotróficos)
3. Exercício físico e sono
3.1. Intensidade do exercício e qualidade do sono
3.2. Qualidade do sono e desempenho esportivo
4. Neurociências aplicada à atividade física na infância e adolescência
4.1. Neurodesenvolvimento
4.2. Sedentarismo e disfunções cinestésicas
4.3. Desempenho acadêmico
5. Neurociências aplicada à atividade física e envelhecimento
5.1. Efeito da atividade física sob transtornos psiquiátricos (ansiedade e depressão)
5.2. Efeito da atividade física sob a saúde cognitiva na Pessoa Idosa
5.3. Efeito do exercício físico sob doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose múltipla e
Doença de Parkinson)
6. Neurociências aplicada aos esportes de alto rendimento
6.1. Treinamento cognitivo para atletas – processos atencionais e tomada de decisão
6.2. Prejuízos cognitivos provocados pelo treinamento físico
GOSCH, A. C. Neurociência e Comportamento Humano. Curitiba: Contentus, 2020.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2. ed., 2010.
SPLITTGERBER, R. Snell Neuroanatomia clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2. ed., 2021.
BEAR, M. F. Neurociências desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: ArtMed, 2. ed., 2017.
Di LIEGRO, C. M.; et al. Physical activity and brain health. Genes, v. 10, n. 9, p. 720, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6770965/pdf/genes-10-00720.pdf. Acesso: 24/11/2022.
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SERTORI, P. L. C. F. Estimulação da atenção de crianças e adolescentes. Barueri: Manole, 2020.
YOKOMIZO, J. E. Estimulação cognitiva de idosos. Barueri: Manole, 2021.
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