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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF138GV - SABERES TRADICIONAIS, PRÁTICAS CORPORAIS E SUSTENTABILIDADE.

Horas Aula: 1

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Os diferentes modos de conhecer, viver e se relacionar com o mundo. Aspectos históricos e antropológicos da construção dos conceitos de natureza e cultura. As tradições e saberes tradicionais: desafios e relevância social. A Educação ambiental e as possibilidades de atuação profissional no campo da Educação Física. A ludicidade, o bem viver, a sustentabilidade ambiental e a vida de qualidade.
1. Modos de conhecer, viver e se relacionar com o mundo
2. Natureza e Cultura
3. Tradições e saberes tradicionais: desafios e relevância social
4. A Educação ambiental e as possibilidades de atuação profissional no campo da Educação Física
5. A ludicidade, o bem viver, a sustentabilidade ambiental e a vida de qualidade
5.1. Aspectos conceituais e seus entrelaçamentos no cotidiano
5.2. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras tradicionais
AFONSO.Yuri. História e culturas indígenas. Curitiba: Contentus, 2020.
ALMEIDA, Arthur; SUASSUNA, Dulce. Práticas corporais, sentidos e significado: uma análise dos jogos dos povos indígenas. In: Movimento. Porto Alegre, v.16, n.4,outubro-dezembro 2010, pp. 53-71. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115316963004.pdf, Acesso em 20/07/2022.
SCAGLIA, Alcides; FABIANI, Débora; GODOY, Luís. Dos jogos tradicionais às técnicas corporais: um estudo a partir das relações entre jogo e cultura lúdica.
Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10780, Acesso em: 20/07/2022.
DEBORTOLI, J. A. Com olhos de crianças: a ludicidade como dimensão
fundamental da construção da linguagem e da formação humana. Licere, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p.105-117, 1999. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1384, Acesso em 20/07/2022.
GEERTZ, Clifford. Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos em Bali. In. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. (p. 185 – 214).
KISHIMOTO, Tizuko. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. In: Espacios em Blanco – Séries Indagaciones, n.24, junho 2014, pp.81-106. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf, Acesso em: 20/07/2022.
MAURÍCIO, Joise, et al. Lazer e a opção decolonial: diálogos teóricos e possibilidade de construções contra-hegemônicas. Licere. Belo Horizonte, v.24, n.1,mar/2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/29756, Acesso em 20/07/2022.
SILVA, Junior Vagner da; SILVA, Dirceu (orgs). Lazer, vida de qualidade e direitos sociais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2020.
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