Disciplina: EDF127GV - ESTÁGIO EM CULTURA E LAZER
Horas Aula: 0
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
atuação. Realizado mediante a orientação e supervisão em clubes, prefeituras, ligas,
associações, escolas de dança, projetos/programas de extensão e outros, para diversas
populações.
2. Observação das atividades práticas.
3. Participação das atividades práticas.
4. Intervenção supervisionada.
5. Reunião pedagógica.
6. Elaboração do relatório Final.
equipamentos e técnicas. Gonçalves/MG: Editora Kalapalo, 2012.
2. PEREIRA, D. W. (org) Atividades de aventura: em busca do conhecimento. SP:
Editora Fontoura, 2013.
3. SILVA, J. V. da.; SILVA, D. (orgs). Lazer, vida de qualidade e direitos sociais.
Curitiba: Editora Intersaberes, 2020.
Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, Governador Valadares. Anais...
UNIVALE, 2007. p. 42-45. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/
anais_cbaa/IICBAA.pdf. Acesso em: 19 Jul. 2022.
2. DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
333 p. ISBN 9788527302197.
3. MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores
Associados, 2002.
4. MARCELLINO, N. C. (org.). Lazer e recreação: repertório de atividades por
ambientes: bibliotecas, condomínios, cruzeiros marítimos (navios), empresas,
esportes radicais, grupos religiosos, hospitais, hotéis, ônibus e spas. Campinas, SP:
Papirus, 2010. 168 p. (Fazer/Lazer). ISBN 9788530809126.
5. MAURÍCIO, J.; et al. Lazer e a opção decolonial: diálogos teóricos e possibilidade
deconstruções contra-hegemônicas. Licere. Belo Horizonte, v. 24, n. 1, 2021.
Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/29756. Acesso
em: 14 jul. 2022.