Disciplina: EDF114GV - ESTUDOS DO LAZER
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
interesses culturais do lazer na formação profissional em Educação Física. Animação
cultural e Recreação como possibilidades pedagógicas no campo do lazer. Aspectos
históricos e culturais dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Vivências lúdicas em
diferentes contextos de atuação profissional. Planejamento e avaliação de eventos no
campo do Lazer.
2. Desafios e tendências do Lazer na contemporaneidade;
3. A produção do conhecimento sobre o lazer;
4. A constituição do campo acadêmico e profissional do lazer e suas interfaces com
o campo profissional da Educação Física. Problemas, limitações e
potencialidades.
5. A animação cultural e a recreação como metodologias de trabalho no campo do
lazer: Os processos educativos (para e pelo) lazer.
6. Os interesses culturais do lazer. Os interesses culturais do lazer;
7. Jogos, brinquedos e brincadeiras;
8. Os significados e as relações entre lazer, qualidade de vida em diversos campos
de atuação profissional;
9. Metodologia da construção de projetos de eventos no campo do lazer;
10. Avaliação de eventos no campo do lazer
de Estudos do Lazer, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p.3–20, 2014. Disponível em: https://
periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430 . Acesso em: 2 maio. 2023.
2. ISAYAMA, H. F. Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Papirus
Editora 2014.
3. MELO, V.; ALVES JUNIOR, Edmundo (org). Introdução ao Lazer. SP: Editora
Manole, 2012.
2. FILHO, L. C. Educação Física, Esporte e Lazer: reflexões nada aleatórias.
Editora Autores Associados BVU, 2021.
3. MELO, V. A. Lazer: olhares multidisciplinares. Campinas: Alínea, 2010.
4. MELO, V. A. A animação cultural: Conceitos e propostas. Papirus Editora, 2021.
5. SILVA, M. R.; SCHWARTZ, G. M.; G. G. de A. PIMENTEL, G. G. A. Dimensões
teórico-práticas da recreação e do lazer. Editora Intersaberes, 2021.