Disciplina: EDF109GV - INTRODUÇÃO À SAÚDE COLETIVA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
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Ementa
Conceito de Saúde Coletiva. Introdução ao estudo da Epidemiologia. Indicadores e coeficientes em saúde. Vigilância Epidemiológica. Tipos de estudos epidemiológicos.Transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Conceito de Saúde. Determinação social do processo saúde e doença. Práticas e paradigmas sanitários.
Conteúdo
1. Aspectos biológicos e epidemiológicos aplicados à saúde coletiva.
1.1 Introdução ao estudo da epidemiologia;
1.2 Indicadores e coeficientes em saúde coletiva;
1.3 Sistemas de informação em saúde;
1.4 Vigilância epidemiológica;
1.5 Estudos epidemiológicos;
1.6 Transição demográfica, epidemiológica e nutricional.
2. Estudo das tendências e características básicas de saúde coletiva.
2.1 Conceito ampliado de saúde;
2.2 Determinação social da doença;
2.3 Equidade, iniquidade, desigualdades e justiça social.
2.4 Concepção sobre saúde e doença ao longo dos tempos;
2.5 Práticas e paradigmas sanitários;
2.6 Processo saúde doença e modelos sanitários.
Bibliografia
1. BRUNHEROTTI, M. A. A.; MANOCHIO-PINA, M. G.; MANIGLIA, F. P.; SANTOS, D. Políticas e Práticas em Promoção da Saúde: pesquisas em estilo de vida saudável, avaliações, educação e formação profissional. Franca/SP: Ribeirão Gráfica e Editora, 2021.Disponível: https://www.ribeiraograficaeditora.com.br/detalhe_livro.php?id=35. Acesso em: 20 jul. 2022
2. BONITA, R. Epidemiologia Básica / R. Bonita, R. Beaglehole, T. Kjellström; [tradução e revisão cien-tífica Juraci A. Cesar]. - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010. Disponível: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43541/9788572888394_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y.
3. BENEDETTI, T. R. B.; et al, orgs. A formação do profissional de Educação Física para o setor saúde /– Florianópolis: POSTMIX Serviços Editoriais Ltda., 2014. Disponível: https://nupaf.ufsc.br/files/2009/09/LIVRO-FINAL-FINAL.pdf
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf
2. GOERSCH, C. M.; Prática da atividade física como facilitadora da promoção de saúde: relato de experiência exitosa do pró-saúde e petsaúde da Unifor. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 25(4): 521-526, out./dez., 2012.
3. MATTA, G. C. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa; PONTES, Ana Lucia de Moura (Org.). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007.p. 61-80. (Coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, 3). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/educacao_profissional_docencia_saude_v3.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
4. SÍCOLE, J.L. & NASCIMENTO, P.R. Promoção de saúde: concepções, princípios e Operacionalização. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.12, p.91-112, 2003.
5. VASCONCELOS, Ana Maria Nogales; GOMES, Marília Miranda Forte. Transição demográfica: a experiência brasileira. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 21, n. 4, p. 539-548,dez. 2012. Disponível: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v21n4/v21n4a03.pdf