Disciplina: EDF099GV - CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
Voltar
Ementa
A construção social do corpo. O corpo como produto e produtor de cultura. Reflexões e múltiplos olhares sobre o corpo na saúde, na Educação Física, nos esportes e nas práticas corporais. Bases psico-socio-antropológicas sobre o estudo do corpo: desdobramentos para análise do corpo na Educação Física.
Conteúdo
1. A construção social do corpo / O corpo como produto e produtor de cultura.
1.1 Conceitos no campo da sociologia e antropologia para os termos “Corpo” e “Cultura” e seu uso para a Educação Física.
1.2 O corpo como aspecto intrinsecamente relacionado e indissociável da cultura.
1.3 O corpo como produto e produtor de cultura.
2. Reflexões e múltiplos olhares sobre o corpo na saúde e Educação Física, nos esportes e nas práticas corporais.
2.1 O modelo biomédico e sua relação histórica com a Educação Física.
2.2 Interligação do corpo, cultura e sociedade e suas implicações para a saúde e Educação Física, os esportes e as práticas corporais.
3. Bases psico-socio-antropológicas sobre o estudo do corpo: desdobramentos para análise do corpo na Educação Física
3.1 A indústria cultural e a mídia na construção social do corpo.
3.2 A perspectiva sociocultural de estudos do corpo e sua relação com a aparência física,estética e imagem corporal. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física / UFJF-GV.
3.3 “Estereótipos”, “preconceitos” e “discriminações” sociais no campo da saúde, da Educação Física e dos Esportes. Estudos sobre as questões étnico-raciais, direitos humanos e respeito à diversidade humana.
3.4 Estudo do gênero e da sexualidade como construções histórico-sociais, sua relação com a saúde, esporte e práticas corporais, influência sobre a construção de saberes e sobre a prática profissional nos diferentes campos de atuação da Educação Física.
3.5 O corpo, a cultura, a Educação Física e a saúde: enlace com algumas as psicopatologias relacionadas ao corpo (por exemplo: transtornos alimentares, transtorno dismórfico corporal, dependência ao exercício físico e transtornos correlatos).
Bibliografia
Medina, J. P. S. A educação física cuida do corpo... e "mente": novas contradições e desafios do século XXI. 25a ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.
Gonçalves, M. A. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
História do corpo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 3.v. (v.1).
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
Geertz, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos,c1989.
Le Breton, D. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Louro, G. L. (Org). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Marco, A. Educação Física, cultura e sociedade: contribuições teóricas e intervenções da Educação Física no cotidiano da sociedade brasileira. 6. ed. Campinas, SP: Papirus,2013.
Moreira, W. W. Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, SP: Papirus, 2006.