Disciplina: EDF094GV - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
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Ementa
Análise histórica da constituição da Educação Física como campo de intervenção e atuação. Bases fundantes da Educação Física na Modernidade: medicina higienista e militarismo. Métodos ginásticos europeus e sua circulação no Brasil. O conceito de esporte e as influências do fenômeno esportivo inglês. O Olimpismo e o ideal do amadorismo. Esporte e política no Brasil: Estado Novo, Ditatura Militar e Neoliberalismo. História das práticas corporais no estado de Minas Gerais.
Conteúdo
1. A emergência da Educação Física como campo de intervenção e atuação.
2. A Educação Física na Modernidade: Europa e Brasil
2.1 As influências da medicina higienista e do militarismo.
2.2 Circulação dos métodos ginásticos europeus no Brasil: ginástica de circo, ginástica alemã, ginástica sueca e ginástica francesa.
3. O conceito de esporte e sua importância para a história da Educação Física.
3.1 As influências do esporte inglês no Brasil.
3.2 Olimpismo e o ideal do amadorismo.
4. Esporte e política no Brasil: Estado Novo, Ditadura Militar e Neoliberalismo.
5. História das práticas corporais no estado de Minas Gerais.
Bibliografia
1. ALMEIDA, Bárbara Schausteck. Introdução à Educação Física. Contentus, 2020 (ebook).
2. CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil a história que não se conta. Campinas: Papirus, 19 ed., 2013.
3. DE MARCO, A (org). Educação física: cultura e sociedade: contribuições teóricas da educação física no cotidiano da sociedade brasileira. Campinas: Papirus Editora, 2015.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
1. DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papipus, 2013.
2. QUINAUD, Ricardo; OLIVEIRA, Gelcemar; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Formação profissional do gestor esportivo para o mercado de trabalho: a (in) formação dos cursos de bacharelado em Educação Física no Brasil. Revista Movimento, vol. 24, n.4, 2019.
3. MOREIRA, Wagner Wey (org.). Educação Física e esportes: Perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus,2020.
4. NUNES, Marcello Pereira; VOTRE, Sebastião Josué; SANTOS, Wagner dos. O profissional em Educação Física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Revista Motriz, v.18, n.2, jun. 2012.
5. STAREPRAVO, Fernando Augusto; SOUZA, Juliano de; JÚNIOR, Wanderley Marchi. Polí[cas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Uma Proposta Teórico-Metodológica de Análise. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 03, p.233-251, jul/set de 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18420/14381.Acesso em: 24/07/2022.