Disciplina: EDF053GV - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
Voltar
Ementa
Características básicas da pesquisa qualitativa. As relações entre o pesquisador, os sujeitos da pesquisa e os objetos de investigação. Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa e suas interseções com o campo da educação física, esporte e lazer. Aspectos éticos na pesquisa qualitativa.
Conteúdo
1. O senso comum e as impressões pseudocientíficas dos processos sociais: características e formas de identificação.
2. O processo de construção do conhecimento científico nas ciências sociais: pluralidade epistemológica, divergências e convergências.
3. Pesquisa social quantitativa e qualitativa: aspectos históricos, distanciamentos e aproximações.
4. Objetividade, representatividade e controle na pesquisa qualitativa.
5. Método etnográfico: características e potencialidades. Pesquisa de campo no método etnográfico e suas apropriações no campo da Educação Física. Triangulação de dados na pesquisa etnográfica.
6. Pesquisa biográfica na pesquisa qualitativa.
7. História oral: apresentação dos tipos de história oral e suas potencialidades no processo de documentação histórica. Processo de captação, transcrição e análise de entrevistas individuais na perspectiva da história oral.
8. Método historiográfico e a pesquisa documental.
9. Estudo de caso e as formas de delimitação do campo empírico.
10.Etapas da pesquisa qualitativa: projeto, pesquisa de campo, análise dos dados, confecção do relatório final.
11. Estrutura do projeto de pesquisa: introdução, objetivos, justificativa, hipóteses de trabalho, discussão teórica, metodologia, cronograma e referências bibliográficas.
12.Técnicas de captação de dados empíricos qualitativos, suas potencialidades e limitações. Entrevistas individuais e grupais, captação de imagens, construção de caderno de campo e questionários.
13.Técnicas de análise de dados qualitativos: análise de conteúdo, análise do discurso, categorização antropológica.
14.Aspectos éticos da pesquisa qualitativa: estudos de caso.
Bibliografia
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. Atlas. São Paulo, 2006.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
ALBERTI, V. Ouvir, contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
MAGNANI, J. G. C. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos,v. 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009.
MEIHY, J. C. S. B. Definindo história oral e memória. Cadernos CERU, n.5, s.2, 1994.
MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciências e Saúde Coletiva, v. 17, n. 03, p. 621-626, 2012.