Disciplina: EDF039GV - DIMENSÕES ÉTICAS E FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
2) A constituição do pensamento ético e dos valores morais no Brasil: diferenciações básicas entre Ética e Moral.
3) As formas de conhecimento cultural: senso comum, conhecimento científico e conhecimento filosófico.
4) Constituição Epistemológica da Educação Física enquanto campo de atuação profissional científica:avanços, retrocessos e tensões.
5) Aspectos éticos da atuação profissional no campo da Educação Física e dos esportes.
6) Código de ética do profissional de educação física. Código de ética do estudante de educação física. Documentos CONFEF.
7) Ética e Bioética nas pesquisas em Educação Física.
8) A humanização das intervenções profissionais em Educação Física: estudos de caso.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática Editora, 2003. (Material digital).
TOJAL, J. B.; BARBOSA, A. P. A ética e a bioética na preparação e na intervenção do profissional de educação física. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2006. (Material digital).
FIGUEIREDO, V. Ética e ciência: comissões de ética em pesquisa científica. In. VICTORA, Ceres, et. al., (orgs.).Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niteróis: Ed. UFF, 2004. p. 113-119. (Material digital).
NOVOA, P .C. R. O que muda na ética em pesquisa no Brasil: resolução 466/12 do conselho nacional de saúde. Einstein. v. 12, n.1, São Paulo, 2014. (Material digital).
OLIVEIRA, R. C. D. Pesquisa em versus pesquisa com seres humanos. In. VICTORA, C., et. al., (orgs.). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niteróis: Ed. UFF, 2004. (Material digital).
VICTORA, Ceres, et. al., (orgs.). Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niteróis: Ed. UFF, 2004. (Material digital).