Disciplina: EDF030GV - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
Voltar
Ementa
Fundamentos da avaliação morfológica, funcional e neuromotora. Seleção, aplicação e interpretação de testes nas diversas situações de intervenção do profissional bacharel em Educação Física.
Conteúdo
1. Conceitos gerais (tipos de avaliação, conceitos, objetivos, princípios, técnicas e instrumentos, critérios, precisão)
1.1 Qualidade psicométricas
1.2 Anamnese/Questionários
1.3 Estratificação de risco.
2. Avaliação Antropométrica (peso, altura, perímetros, diâmetros ósseos)
3. Avaliação Antropométrica (dobras cutâneas)
4. Avaliação Cardiorrespiratória
5. Medidas Motoras e Físicas
5.1 Flexibilidade
5.2 Velocidade
5.3 Agilidade
5.4 Tempo de reação
5.5 Equilíbrio
5.6 Coordenação
Bibliografia
1. HEYWARD, V. H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed,6 ed., 2011.
2. PITANGA, F. J. G. Testes, medidas e avaliação em educação física e esporte. São Paulo: Phorte, 5 ed., 2007
3. ROCHA, A.C.; GUEDES Jr, D. P. Avaliação física para treinamento personalizado, academias e esportes: uma abordagem didática, prática e atual. São Paulo: Phorte, 1 ed., 2013.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
1. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE; KAMINSKY, L. A. Manual do ACSM para avaliação da aptidão física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª Ed., 2011.
2. NIEMAN, D. C. Exercício e Saúde: Teste e Prescrição de Exercícios. Barueri: Manole, 6ª Ed., 2010.
3. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. Barueri: Manole, 1ª Ed., 2006.
4. RIKLI, R. E.; JONES, J. C. Teste de Aptidão Física Para Idosos. Barueri: Manole, 1ª Ed., 2008.
5. PETROSKI, E. L. Antropometria: Técnicas e Padronizações. Blumenau: Nova Letra, 3ª Ed., 2007.