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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ED5143GV - NATAÇÃO - PRÁTICA

Horas Aula: 0

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Estudo teórico-prático da natação. Conhecimento dos princípios básicos da natação, sua
evolução histórica. Leis e princípios físicos aplicáveis ao ensino da natação. Adaptação
ao meio aquático. As técnicas dos nados competitivos, saída, virada e chegada e sua
metodologia de ensino. Aspectos técnicos e pedagógicos do processo de ensinoaprendizagem da natação. Propostas pedagógicas de auto salvamento. Planejamento:
fundamentos e aplicações didático-pedagógicas durante aulas de natação. Contextos de
atuação profissional na natação, incluindo natação para pessoas com deficiência.
Análise crítica sobre pesquisa e prática de ensino da natação.
1. História e evolução da natação, dos nados formais e seu ensino.
2. Visão geral da modalidade: benefícios, contextos de atuação profissional, etc.
3. Segurança em ambientes aquáticos.
4. Propriedades físicas do meio aquático.
4.1 Hidrostática - Densidade corporal, flutuabilidade, equilíbrio.
4.2 Hidrodinâmica – Resistência, propulsão.
4.3 Impactos das propriedades da água sobre o corpo humano.
5. Iniciação à natação: adaptação ao meio aquático. Habilidades básicas para o
ensino de natação e nados elementares – Flutuação, equilíbrio, controle
respiratório, palmateios e movimentos de pernas.
6. Os 4 nados formais: Crawl, Costas, Peito e Borboleta.
6.1 Iniciação ao nado.
6.2 Descrição biomecânica dos movimentos.
6.6 Ensino dos nados.
6.7 Aperfeiçoamento técnico dos nados.
7. Saídas e Viradas.
8. Regras.
9. Medley.
10. Aprendizagem motora aplicada ao ensino da natação.
11. Natação para bebês e natação para crianças: aspectos pedagógicos.
12. Resgate e salvamento aquático.
1. COSTA, Paula Hentschel Lobo da. Natação e atividades aquáticas: subsídios
para o ensino. Barueri, SP: Manole, c2010.
2. LIMA, W. U. Ensinando a natação. São Paulo: Phorte, 4.ed, 2009.
3. MAGLISCHO, E. W. Nadando o mais rápido possível. 3. ed. Barueri, SP:
Manole, c2003.
1.FARTO, E. R. Treinamento da natação competitiva: uma abordagem metodológica.
São Paulo: Phorte, 1.ed, 2010.
2. FERNANDES, J. R. P.; COSTA, P. H. L. D. Pedagogia da natação: um mergulho para
além dos quatro estilos. Revista Brasileira De Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1,
p. 5-14, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16609.
Acesso em: 08 mar. 2023.
3. MANSOLDO, A. C.; TERTULIANO, I. W. Aspectos pedagógicos do ensino: Da
natação da criança ao idoso. Fontoura Editora, 2019.
4. SILVA, M. C. da. Aspectos pedagógicos das atividades aquáticas. Editora
Intersaberes, 1.ed, 2020.
5. STAGER, J. M.; TANNER, D. A. Natação: manual de medicina e ciências do
esporte. São Paulo: Manole, 2.ed, 2008.
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