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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ED5139GV - EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA - PRÁTICA

Horas Aula: 0

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Terminologia e conceitos básicos em Educação Física Adaptada. Caracterização das
deficiências (visual, auditiva, físico-motora, intelectual, múltipla), cuidados/orientações
e possibilidades de intervenção motora. Acessibilidade e inclusão. Atuação profissional:
atividade física, esporte, recreação, reabilitação e promoção da saúde para Pessoas com
Deficiência. História do Esporte Paralímpico e introdução à classificação funcional.
Jogos Paralímpicos, Deaflympics e Special Olympics e demais competições
1. Terminologia e conceitos básicos em Educação Física Adaptada.
1.1 Terminologias e conceitos básicos;
2. Tipos de deficiências.
2. Caracterização das deficiências.
2.1 Deficiência sensorial (visual e auditiva);
2.2 Deficiência físico-motora;
2.3 Deficiência intelectual;
2.4 Transtornos do neurodesenvolvimento.
3. Atuação Profissional com Pessoas com Deficiência.
3.1 Possibilidades de intervenção e campo de atuação em cada uma das deficiências;
3.2 Atividades físicas diversas (exercício, esporte e recreação);
3.3 Adaptações e cuidados nas orientações de atividades físicas.
3.4 Reabilitação;
3.5 Promoção da saúde;
4. Acessibilidade e Inclusão.
4.1 Acessibilidade
4.2. Inclusão
4.3 Barreiras
5. História do Esporte Paralímpico e introdução à classificação funcional.
5.1 Histórico;
5.2 Classificação funcional;
5.3 Jogos paralímpicos, Deaflympics e Special Olympics.
1. GREGUOL, M; COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para
pessoas com necessidades especiais. 3. ed. rev. ampl. Barueri, SP: Manole, 2013.
2. MARQUES, R. F. R.; GUTIERREZ, G. L. O Esporte Paralímpico no Brasil:
Profissionalismo, Administração e Classificação de Atletas. São Paulo: Phorte, 2014.
302 p.
3. MELLO, M. T.; WINCKLER, C. Esporte Paralímpico. São Paulo: Atheneu, c2012.
1. BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146. htm. Acesso em: 25.julho.2022.
2. GORLA, J. I. ARAÚJO, P. F.; RODRIGUES, J. L. Avaliação Motora em Educação
Física Adaptada: teste KTK. 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2014.
3. LEVITT, S. Tratamento para Paralisia Cerebral e Atraso Motor. 5. Ed. Barueri,
SP: Manole, 2010.
4. MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia Funcional. 3. Ed. São Paulo:
Atheneu, 2014. 344 p.
5. NOGUEIRA LAHR, S. L.; et al. Inclusão do Aluno com Transtorno do Espectro
Autista nas Escolas de Ensino Regular na Visão Parental: uma Revisão Narrativa. 1.
ed. São Paulo: Científica Digital, 2021. Disponível em: https://
www.editoracientifica.org/articles/code/210705541. Acesso em: 11.maio.2023.
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