O ajuste de matrícula pelo coordenador de curso acontece no início de cada semestre letivo em período estabelecido no Calendário Acadêmico dos cursos de Graduação da UFJF.
A solicitação de ajuste de matrícula ao coordenador, como matricular-se em disciplina, por exemplo, deve ser feita pelo próprio aluno no Sistema de Atendimento Unificado (SAU) durante o período para ajuste estabelecido no calendário supracitado.
Deve ser solicitado via SAU atendendo o prazo máximo de 3 dias úteis a contar da data da avaliação perdida.
Acesso ao Formulário: Formulários.
Conforme art. 36 do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) o(a) discente tem direito de solicitar vista de prova ao professor mediante a apresentação de requerimento próprio protocolado na secretaria no prazo de 3 (três) dias úteis após a publicação dos resultados.
No curso de Educação Física, a solicitação de vista de prova deve ser requerida via SAU, com destinação à secretaria do referido curso.
O comprovante de matricula é um documento que fica disponível no SIGA 3 do aluno quando este se encontra regulamente matriculado em disciplina no período letivo corrente.
Para baixar o comprovante, o aluno deve acessar o SIGA e seguir o seguinte passo a passo:
Importante ressaltar que o aluno não consegue gerar seu comprovante de matrícula durante o período de fechamento das turmas e matrícula no SIGA, pois nesse período as matrículas dos alunos nas turmas deixam de existir.
Caso seja necessário o comprovante de matrícula com assinatura do Coordenador de Curso, deve solicitar via Sistema de Atendimento Unificado – SAU.
O Histórico Escolar deve ser solicitado no site da Central de Atendimento através do preenchimento de formulário, informado seus dados e endereço atualizado.
Ao solicitar o histórico escolar é importante que o requerente verifique sobre a necessidade do pagamento de taxa para a emissão do histórico.
O aproveitamento de estudos de discente oriundo de outra IES ou de outro curso da UFJF no Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares se dará pela observação e consonância às especificações referidas no Capítulo “Do Aproveitamento de Estudos”, do Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) institucional da UFJF.
A Comissão Avaliadora de Aproveitamento de Estudos do Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares tem como função receber e analisar os pedidos encaminhados à Coordenação de Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares pelo corpo discente. Cabe ainda à esta comissão emitir parecer deferindo ou indeferindo o pedido de aproveitamento de estudos, justificando junto à Coordenação de Curso seu parecer.
Entre as formas de aproveitamento de estudos, destacamos:
Para solicitar dispensa de disciplina no curso de Educação Física, o aluno deverá entregar, à coordenação do curso de Educação Física, a FICHA DE CÔMPUTOS DE DISCIPLINAS OPCIONAIS E DISPENSA, EQUIVALÊNCIA E INCLUSÃO DE DISCIPLINAS(abre em nova aba/janela), juntamente com os documentos abaixo listados, observando o prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico de Graduação da UFJF.
Documentos necessários para a solicitação de dispensa de disciplina cursada em outra Instituição:
Documento necessário para a solicitação de dispensa de disciplina cursada na UFJF:
Documentos necessários para a solicitação de equivalência de disciplina:
O setor de Apoio Estudantil está vinculado à Coordenação Acadêmica do Campus Governador Valadares e é responsável por oferecer serviços que contribuam para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes de graduação, favorecendo sua permanência no Ensino Superior. O setor também serve como elo de comunicação dos alunos com a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE), órgão que gerencia toda a política de assistência estudantil no âmbito da universidade. Atualmente, o setor conta com dois psicólogos e presta os seguintes serviços: atendimentos psicológicos, palestras, pesquisas, dentre outras atividades. O e-mail do setor é atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br .
O plano de ensino, também chamado de ementa, é um instrumento didático pedagógico e administrativo que deve conter as informações sobre a disciplina. Na UFJF ele é emitido diretamente no SIGA do estudante, já com autenticação eletrônica, o que dispensa qualquer outra assinatura.
Consulte aqui sobre a emissão do Plano de Ensino de Disciplina (abre em nova janela)
Conforme o Artigo 28 do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), o(a) discente possui direito a faltar, no máximo, 25% do semestre letivo em uma determinada disciplina. Se um(a) discente faltar mais do que 25%, ele(a) será automaticamente reprovado(a) com o conceito RI (Reprovado por Infrequência). No entanto, de acordo com o Artigo 38 e Anexo II do RAG, existem algumas situações em que o(a) discente poderá receber o abono de faltas.
Os casos amparados pela legislação vigente para o abono de faltas no Ensino Superior são apenas:
Nos casos específicos descritos acima, é necessário que o(a) discente preencha um Requerimento para Abono de Faltas e entregue na Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia, procedimento este que deve acontecer em no máximo 03 dias depois das faltas serem iniciadas, conforme apontado no Anexo II do RAG. Baixar o requerimento (formato.pdf, tamanho 44,7 Kb).
ATENÇÃO: Somente os motivos listados acima são passíveis de abono de faltas.
O impedimento de comparecer às aulas por motivo de saúde não abona as faltas do(a) discente mediante atestado médico. Estas faltas por motivos de saúde já estão contempladas nos 25% de faltas que o(a) discente pode ter durante o semestre letivo.
Entretanto, se a falta por motivo de saúde for em um dia de avaliação, o(a) discente terá direito de solicitar a realização da 2ª chamada da mesma, mediante documentação comprobatória.
Caso o motivo de saúde exija mais que 25% das faltas, o(a) discente deve entrar com pedido de TRATAMENTO EXCEPCIONAL. Porém, essa modalidade não serve para abonar faltas, sendo uma forma alternativa de cumprimento das atividades acadêmicas das disciplinas, e tem seu prazo e documentos comprobatórios também (verificar sobre essa modalidade no RAG).
Abaixo listam-se os formulários com os quais os próprios estudantes poderão solicitar os certificados desejados.