O ajuste de matrícula pelo coordenador de curso acontece no início de cada semestre letivo em período estabelecido no Calendário Acadêmico dos cursos de Graduação da UFJF.
A solicitação de ajuste de matrícula ao coordenador, como matricular-se em disciplina, por exemplo, deve ser feita pelo próprio aluno no Sistema de Atendimento Unificado (SAU) durante o período para ajuste estabelecido no calendário supracitado.
Deve ser solicitado via SAU atendendo o prazo máximo de 3 dias úteis a contar da data da avaliação perdida.
Acesso ao Formulário: Formulários.
Conforme art. 36 do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) o(a) discente tem direito de solicitar vista de prova ao professor mediante a apresentação de requerimento próprio protocolado na secretaria no prazo de 3 (três) dias úteis após a publicação dos resultados.
No curso de Educação Física, a solicitação de vista de prova deve ser requerida via SAU, com destinação à secretaria do referido curso.
O comprovante de matricula é um documento que fica disponível no SIGA 3 do aluno quando este se encontra regulamente matriculado em disciplina no período letivo corrente.
Para baixar o comprovante, o aluno deve acessar o SIGA e seguir o seguinte passo a passo:

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Importante ressaltar que o aluno não consegue gerar seu comprovante de matrícula durante o período de fechamento das turmas e matrícula no SIGA, pois nesse período as matrículas dos alunos nas turmas deixam de existir.
Caso seja necessário o comprovante de matrícula com assinatura do Coordenador de Curso, deve solicitar via Sistema de Atendimento Unificado – SAU.
O Histórico Escolar deve ser solicitado no site da Central de Atendimento através do preenchimento de formulário, informado seus dados e endereço atualizado.
Ao solicitar o histórico escolar é importante que o requerente verifique sobre a necessidade do pagamento de taxa para a emissão do histórico.
O aproveitamento de estudos de discente oriundo de outra IES ou de outro curso da UFJF no Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares se dará pela observação e consonância às especificações referidas no Capítulo “Do Aproveitamento de Estudos”, do Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) institucional da UFJF.
A Comissão Avaliadora de Aproveitamento de Estudos do Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares tem como função receber e analisar os pedidos encaminhados à Coordenação de Curso de Bacharelado em Educação Física/Campus de Governador Valadares pelo corpo discente. Cabe ainda à esta comissão emitir parecer deferindo ou indeferindo o pedido de aproveitamento de estudos, justificando junto à Coordenação de Curso seu parecer.
Entre as formas de aproveitamento de estudos, destacamos:
Para solicitar dispensa de disciplina no curso de Educação Física, o aluno deverá entregar, à coordenação do curso de Educação Física, a FICHA DE CÔMPUTOS DE DISCIPLINAS OPCIONAIS E DISPENSA, EQUIVALÊNCIA E INCLUSÃO DE DISCIPLINAS(abre em nova aba/janela), juntamente com os documentos abaixo listados, observando o prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico de Graduação da UFJF.
Documentos necessários para a solicitação de dispensa de disciplina cursada em outra Instituição:
Documento necessário para a solicitação de dispensa de disciplina cursada na UFJF:
Documentos necessários para a solicitação de equivalência de disciplina:
O setor de Apoio Estudantil está vinculado à Coordenação Acadêmica do Campus Governador Valadares e é responsável por oferecer serviços que contribuam para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes de graduação, favorecendo sua permanência no Ensino Superior. O setor também serve como elo de comunicação dos alunos com a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE), órgão que gerencia toda a política de assistência estudantil no âmbito da universidade. Atualmente, o setor conta com dois psicólogos e presta os seguintes serviços: atendimentos psicológicos, palestras, pesquisas, dentre outras atividades. O e-mail do setor é atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br .
O plano de ensino, também chamado de ementa, é um instrumento didático pedagógico e administrativo que deve conter as informações sobre a disciplina. Na UFJF ele é emitido diretamente no SIGA do estudante, já com autenticação eletrônica, o que dispensa qualquer outra assinatura.
Consulte aqui sobre a emissão do Plano de Ensino de Disciplina (abre em nova janela)
Abaixo listam-se os formulários com os quais os próprios estudantes poderão solicitar os certificados desejados.
A solicitação da carteirinha estudantil é realizada mediante a abertura de ticket pelo SAU.
Requisitos e passo a passo para solicitar a carteirinha: