Novembro Azul: A vez dos homens combaterem o câncer de próstata

Se outubro foi o mês de conscientização das mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, novembro é a vez de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Dia 17 de novembro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por isso o mês foi batizado de Novembro Azul. Assim como aconteceu no Outubro Rosa com as servidoras da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, oficinas serão realizadas para os servidores no intuito de esclarecer sobre a doença.

A Gerência de Saúde, Segurança e Bem-Estar, da UFJF-GV, vai realizar oficinas em dois horários para os servidores das unidades Pitágoras e Univale nos dias 17 e 18. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade do exame para um possível diagnóstico e tratamento o quanto antes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. A maioria dos casos, cerca de três quartos, acontecem em homens com mais de 65 anos. Os riscos de morte diminuem quando a doença é diagnosticada e tratada no início.

Oficinas:

17 de Novembro – Pitágoras