Coordenador (a): Carlos De Faria Junior
Contato do Coordenador(a): JUNIORCFJR@GMAIL.COM
Vigência: 01/09/2023 a 31/08/2024
Resumo: O programa de extensão “GOLIARDUS: Divulgando a cultura na poética da vida” congrega os seguintes projetos de extensão da UFJF – Campus Governador Valadares: “Ecos do Cinema” e “Incluir” (cadastrados na PROEX-UFJF como Projetos de Extensão) e “Ecos na Cidade” e “Cultura para Todos” (cadastrados na PROEX-UFJF como Projetos de Extensão com Interface em Pesquisa). A proposta do programa é Desenvolver ações de extensão relacionadas à cultura no município de Governador Valadares, congregando e relacionando os referidos projetos para o trabalho nessas Ações de Extensão, bem como no Programa que estamos propondo. Em seu segundo ano de atuação, o programa de extensão também pretende desenvolver ações independentes, uma vez que o conceito de cultura é amplo e os projetos de extensão vinculados a este programa são específicos em suas atuações. Geralmente quando se fala em Cultura, se pensa em artes ou algo ligado a arte ou a educação. Muitos pensam em cultura também como folclore. Em primeiro lugar cabe salientar que não existe apenas uma cultura, e sim várias, referentes a cada contexto espaço-temporal específico. Em segundo lugar, a cultura não se circunscreve aos conceitos anteriormente citados. Este tipo de abordagem acaba por criar um reducionismo do conceito de cultura, distanciando-o inclusive de uma visão crítica da mesma. Por exemplo, existe uma cultura política específica em cada sociedade e em cada tempo, assim como uma cultura econômica, uma cultura religiosa, uma cultura social, etc. Cada uma dessas formas de expressão cultural tem suas especificidades e suas diversidades. No entanto todas contribuem para a existência da sociedade, bem como para caracterizá-la em suas práticas e em sua forma de viver. O programa de extensão Goliardus pretende explorar as especificidades da cultura fora do lugar comum que muitas vezes a reduz, bem como lhe conferir a abordagem crítica que o próprio nome da ação de extensão evoca. Pretende também discutir os dualismos característicos do conceito, como cultura popular e cultura erudita; cultura propriamente dita e kitsch – a não cultura ou cultura artificialmente produzida. Importa saber se esses dualismos realmente existem, as bases de tais abordagens e os aspectos nos quais uma abordagem crítica da cultura pode contribuir positivamente para a sociedade. Estas são as bases de nossa ação de extensão.
Coordenador (a): Carlos De Faria Junior
Contato do Coordenador(a): JUNIORCFJR@GMAIL.COM
Vigẽncia: 01/09/2023 a 31/08/2024
Resumo:A proposta central deste projeto de extensão é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, de 2017 até o presente momento, de levar às comunidades acadêmica e não acadêmica o cinema como forma de perceber os problemas econômicos e sociais, em variados contextos. Os eventos desta ação de extensão consistem basicamente em debates sobre filmes e documentários. Contudo, também realizamos mostras de cinema (utilizando material autorizado ou de domínio público), indicação de filmes relacionados à temática do projeto ou que possam ajudar os estudantes em eventos como o ENEM, palestras, etc. Na metodologia do debate, a obra a ser discutida é previamente divulgada, juntamente com o indicativo da mesma ou o link de onde as pessoas poderiam assisti-la. Sejam os eventos presenciais ou online, todos são transmitidos ao vivo pelo YouTube. Como os eventos do projeto podem ocorrer de forma presencial ou remota, a sua transmissão pelo YouTube em ambas modalidades não se limita – na modalidade presencial – à participação exclusiva do público fisicamente presente, permitindo a quem estiver acompanhando o evento online participar e interagir durante o mesmo. As transmissões ao vivo de nossos eventos e as publicações online tem permitido maior alcance do público, bem como divulgar o projeto dentro e fora do município. Os debatedores podem ou não pertencer à comunidade acadêmica, sendo importante que conheçam o filme ou o documentário a ser debatido e sejam especialistas no tema proposto, dentro da ideia central do projeto. Para os eventos presenciais, além das dependências da Universidade, contamos com as Coordenações dos auditórios da OAB, do GV SHOPPING e do Centro Cultural Nelson Mandela (da Prefeitura Municipal de Governador Valadares), que concordaram em continuar cedendo os respectivos espaços para a realização dos nossos eventos, além de contribuir com a divulgação dos mesmos. O Projeto também realiza Seminários anuais sobre cinema, economia e sociedade – atendendo a solicitação da Coordenação do curso, em reunião departamental, sugerindo a realização de outros eventos do porte da “Semana de Economia”, a qual por sua vez atendeu a uma demanda da Direção do Campus no ano de 2019, no sentido de aumentar as realizações deste tipo de evento.
Site e Redes Sociais:
Site do projeto ECOS NO CINEMA (abre em nova janela)
Instagram do projeto ECOS NO CINEMA (abre em nova janela)
Facebook do projeto ECOS NO CINEMA (abre em nova janela)
Coordenador (a): Felipe Nogueira da Cruz (2021-2022); Carlos De Faria Junior (atual)
Contato do Coordenador(a): JUNIORCFJR@GMAIL.COM
Vigência 01/09/2021 a 31/12/2022
Resumo: O Projeto “Ecos na Cidade” atende Instituições de Ensino Públicas e Privadas, promovendo debates sobre filmes e documentários em consonância com os interesses e a realidade das respectivas instituições. O Projeto tem por objetivo contribuir com o debate sobre a relação entre economia e sociedade, bem como alimentar a familiaridade com essas discussões de uma forma coerente, visando fornecer cabedal para futuras entrevistas e participações em pesquisa. Também tem por objetivo colocar o discente no desenvolvimento e realização de debates e coordenação de eventos nas escolas e na comunidade.
Coordenador (a): Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira
Contato do Coordenador(a): carolina.correa@ufjf.br
Vigência: 01/07/2021 30/06/2022
Resumo: O INCLUIR é um projeto de extensão do departamento de economia da UFJF campus GV, de caráter multidisciplinar, que busca difundir o debate sobre a realidade das pessoas com deficiência, através do diálogo e da difusão de conhecimento, e propor soluções para a os obstáculos enfrentados pelas mesmas. Espera-se que, através da divulgação de informações e do diálogo com toda a comunidade, seja possível trazer visibilidade e desconstrução de ideias predefinidas acerca do indivíduo com deficiência. Ademais, pretende-se popularizar o estatuto da pessoa com deficiência e dar maior visibilidade ao seu conteúdo, acarretando em maior conscientização da sociedade em geral, empresários e governantes sobre a importância do mesmo, buscando maior inclusão e acessibilidade.
Site e redes sociais:
YouTube do projeto Incluir (abre em nova janela)
Instagram do projeto Incluir (abre em nova janela)
Twitter do projeto Incluir (abre em nova janela)
Coordenador (a): Débora Chaves Meireles
Contato do Coordenador(a): debora.meireles@ufjf.br
Vigência: 01/01/2023 a 31/12/2023