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II Seminário Pandemia e Inovações Tecnológicas: os impactos da nova realidade no Direito

Prezada Comunidade Acadêmica da Faculdade de Direito da UFJF,

​Vimos apresentar a vocês o projeto de evento, certamente já discutido em reunião de departamento, que estamos planejando para nossa comunidade acadêmica, a partir das seguintes diretrizes:

 

​TEMÁTICA CENTRAL: gostaríamos de propor discussões em torno da pandemia e das inovações tecnológicas, em virtude da atualidade e da relevância das questões que implicam os diversos ramos do Direito.

 

​ESTRUTURA: considerando os inúmeros problemas pedagógicos, ergonômicos, psíquicos e fisiológicos derivados da presença delongada das pessoas defronte às telas de computador ou celular, pretendemos diluir as atividades dos eventos por três semanas, a partir da última semana julho, sucedidas das duas primeiras de agosto, permitindo a cada departamento a organização de uma delas. Uma vez que as implicações das temáticas propostas são muito ricas e diversificadas, desejamos repetir a mesma estratégia no segundo semestre letivo, de maneira a espaçar as atividades educativas e a oportunizar a todos a participação e a indicação de convidados.

 

​PARTICIPAÇÃO: poderão participar os(as) docentes que desejarem e que, a partir da análise de suas possibilidades, apreciarem dialogar com seus convidados. Trata-se de uma oportunidade de divulgação da produção interna e de promoção do debate de estudiosos da uma mesma temática, que permita o crescimento científico de nossa comunidade acadêmica. Os professores de nossa Casa poderão se agrupar para a promoção de painéis com a presença de outros pesquisadores ou mediar conferências de convidados. Poderão, também, colher a oportunidade para efetuar o lançamento de obras publicadas em 2020 ou 2021. Não será necessário aos departamentos ocupar todos os dias da semana que assumir; poderá livremente programar quatro ou três atividades em cada semana, a partir das disponibilidades de seu corpo docente.

 

DATAS: 08 a 12 de novembro (DPR); 16 a 19 de novembro (DPM); 22 a 26 de novembro (DPFEP) de 2021.

 

HORÁRIOS: sugerimos a alternância de horários nos dias da semana e a distribuição equitativa entre os turnos matutino, vespertino e noturno, de forma a minimizar a coincidência com outras atividades dos docentes, discentes e técnicos participantes. Propomos que os (as) docentes, que venham a oferecer atividades considerem-nas como sendo as referentes a sua disciplina na respectiva semana do ERE, a fim de evitar a sobrecarga de seu trabalho e também das atividades discentes.

Semana Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
08 a 12 de novembro
DPR
Manhã x       x
Tarde   x   x  
Noite     x    
16 a 19 de novembro
DPM
Manhã     x x  
Tarde x        
Noite   x     x
22 a 26 de novembro
DPFEP
Manhã   x      
Tarde     x   x
Noite x     x  

Obs.: As sugestões de dia e horário efetuadas acima devem ser consideradas como preferenciais (e não taxativas), uma vez que evitam que a atividade extra coincida, em mais de uma oportunidade no mesmo semestre, com o dia e a hora da aula do mesmo docente, de forma a preservar ao máximo o planejamento das disciplinas. Sabemos, contudo, que esta projeção poderá necessitar de ajustes em conformidade com as possibilidades dos professores e seus convidados, e contaremos com a compreensão de todos caso seja imprescindível algum remanejamento das atividades.

 

​DEMOCRATIZAÇÃO: Os custos de deslocamento e estadia de palestrantes externos sempre representaram um embaraço para a presença mais frequente de convidados internacionais ou de localidades distantes do país em nossa Faculdade. A queda dessas barreiras oportunizada pela pandemia permite-nos, agora, colher a contribuição dos professores e pesquisadores que forem livremente indicados, permitindo-nos maior abertura para a participação de todos os interessados na organização desta proposta de evento. Acreditamos que este formato abre o espaço necessário para que todos que desejarem apresentar suas reflexões e partilhar o conhecimento de outros conferencistas com nossa comunidade possam fazê-lo, o que, decerto, resultará no pluralismo de ideias e do avanço em nosso conhecimento e em nossa produção.

 

​LIMITES: os professores que indicarem convidados externos deverão adverti-los da diversidade do público ouvinte, que abraçará todos os períodos da graduação e a pós-graduação stricto sensu. Assim, as falas deverão ser acessíveis, inclusive, aos discentes do início do curso. Também se propõe o limite temporal de 30 minutos para a fala de cada convidado para um mesmo painel e de uma hora para uma conferência, com a extensão máxima de uma hora e trinta minutos para o evento com convidado único, incluindo a participação do docente da Casa. Pedimos atenção, também, para que os conferencistas falem a língua portuguesa ou para que o professor, que efetuar o convite para palestra em idioma diverso, verifique a possibilidade de tradução simultânea.

 

APRESENTAÇÃO: Os convidados externos deverão ser apresentados por cada docente mediante leitura de um currículo resumido.

 

MOSTRA DA PRODUÇÃO EM PESQUISA E EXTENSÃO: Os(as) docentes que conduzirem projetos de pesquisa e extensão durante o segundo semestre letivo de 2020 e primeiro de 2021 poderão apresentá-los através de seus respectivos orientandos. Considerando tratar-se de uma mostra, cada orientador será responsável pela revisão do resumo expandido a ser encaminhado para a organização até a data indicada. Não haverá limites de autores discentes nem docentes. Os resumos deverão conter a apresentação da problemática do projeto, a metodologia de trabalho, os resultados alcançados, ainda que parciais, e as cinco principais referências, e deverão ser encaminhados para o e-mail da direção da unidade com cópia para a secretaria até 01 de novembro de 2021, em consonância com o template de formatação que será enviado a todos (as). Os resumos serão organizados por temática para publicação na página oficial da Faculdade de Direito da UFJF no final da última semana do evento. Cada orientador deverá avaliar as condições de participação de seus orientandos.

 

​Solicitamos, portanto, aos professores que desejarem engajar-se nesta proposta que se alinhem nos respectivos departamentos para a programação deste evento. Após a divisão dos dias disponíveis entre os docentes do departamento (mais de um professor poderá ocupar o mesmo dia, no caso de webinar), cada um deverá efetuar o convite daquele que indicou, certificar-se da sua disponibilidade para a participação honorífica, no horário e data apontados, e apresentar as diretrizes gerais da instituição. O e-mail com a confirmação da presença de cada convidado deverá ser encaminhado para a Direção da Unidade com cópia para a secretaria até o dia 25 de outubro para os convites referentes aos eventos do segundo semestre (o arquivo pode ser encaminhado pelo colaborador por foto ou escaneamento). A organização efetuará a elaboração de arte para a programação final e a sua divulgação para o público alvo, bem como compartilhará os vídeos das conferências ou dos painéis com os participantes do evento. Ressaltamos que, mesmo que haja o retorno das aulas presenciais, os eventos permanecerão remotos em virtude da ausência de verbas para custeio de deslocamento e hospedagem dos participantes externos.

Desejamos, sinceramente, que estas sejam oportunidades não apenas para nosso crescimento intelectual e científico, mas, também, para nos revermos, ainda que virtualmente, e, dessa forma, mantermos os laços de fraternidade que nos unem e que consolidam nossa força institucional, caracterizada pela comunhão de objetivos educacionais e pelo comprometimento social. Acreditamos que, ao permitir algum convívio entre nós, a partilha de conhecimento e a interação com outras vertentes de pensamento e de pesquisa, estaremos revigorando nossas forças para o enfrentamento dos desafios do isolamento social exigido para o controle da pandemia de COVID 19. Temos certeza de que os sorrisos saudosos, a emoção pelo reencontro, mesmo que remoto, de nossa comunidade acadêmica, e a fruição do conhecimento de ponta a ser partilhado nestes dias serão alimento para nossas almas e demonstração da resistência da Universidade Pública na garantia do ensino superior de excelência.

Aline Passos e Luciana Melquíades
Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Direito da UFJF