No período de 31/05 a 02/06, a Universidade Federal de Juiz de Fora foi avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o recredenciamento institucional. O processo, exigido pelo Ministério da Educação, está previsto na Lei Sinaes, que regulamenta a educação superior no país.
A Instituição recebeu notas de excelência em todos os cinco eixos avaliados: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas Acadêmicas; Desenvolvimento Institucional; Políticas de Gestão; e Infraestrutura, resultando na obtenção do conceito máximo 5.
O relatório publicado pela comissão avaliadora do Inep destacou as políticas implementadas e executadas pela Universidade relacionadas a questões ambientais, diversidade, igualdade étnico-racial, memória cultural, produção artística e direitos humanos e a participação acadêmica nos processos institucionais.
O reitor da UFJF, prof. Marcus David, celebrou o resultado destacando que se trata do reflexo de um trabalho sério e comprometido de toda a comunidade acadêmica. Ele parabenizou o envolvimento de discentes, docentes, técnicos e trabalhadores terceirizados durante o período da avaliação.
Já a diretora de Avaliação Institucional, profª Michèle Farage, atribuiu o conceito máximo obtido pela UFJF ao resultado de um trabalho coletivo:
“Fomos capazes de evidenciar, por meio de documentos, das reuniões com todos os segmentos da comunidade acadêmica e da visita à infraestrutura, de demonstrar o nosso comprometimento com as propostas do PDI. Em nome da Diretoria de Avaliação Institucional, expressamos nosso orgulho por este resultado, que é um reconhecimento do trabalho e da dedicação de cada TAE, docente e também da Administração da UFJF”.
Confira aqui o relatório do Inep.
Confira o vídeo de pronunciamento do reitor.