Nessa segunda-feira (21), ocorreu o Seminário de Avaliação Institucional da UFJF com atividades que visaram a esclarecer diversos aspectos da avaliação institucional para coordenadores de cursos de graduação e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Na primeira parte do evento, a profª Angélica Cotta, que é coordenadora do curso de Nutrição da UFJF no campus de Governador Valadares, ministrou a palestra “Avaliação de curso: possibilidades e desafios”, na qual apresentou um panorama sobre avaliações somativa e formativa e, mais especificamente, sobre como implementar o segundo tipo de avaliação nos currículos dos cursos de graduação.
Angélica destacou a necessidade de a avaliação ser uma prática constante, visto que os currículos são dinâmicos e precisam atender não apenas às demandas do mercado profissional, mas, também, às expectativas da sociedade.
A segunda parte do evento contou com uma oficina, promovida pela Diavi, para apresentar o marco regulatório da avaliação de cursos de graduação que recebem visita “in loco” do Inep, bem como as possibilidades de utilizá-lo como instrumento de melhoria pelos cursos avaliados pelo Enade.
A diretora da Diavi, profª Michèle Farage, diz que espera que a oficina tenha “contribuído para o aprimoramento de aspectos acadêmicos e da gestão dos cursos de graduação da UFJF”.
Confira aqui fotos do evento.
Apresentação da palestra “Avaliação de curso: possibilidades e desafios”
Apresentação da oficina sobre o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação