Inep publica edital do novo Enade das Licenciaturas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nessa segunda-feira, 22 de julho, o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, cujo objetivo é aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente do país.

O Ministério da Educação (MEC) reformulou o Exame e institui como principais mudanças as matrizes de referência e os objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

A inovação do Enade das Licenciaturas é avaliar exclusivamente os cursos de licenciatura para aferir as competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Agora, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

• As inscrições para a prova teórica devem ser realizadas até 31 de agosto.
  • O prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se inicia em 16 de setembro.

Cursos avaliados  O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

• O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro.

A estrutura das provas será constituída por um componente de Formação Geral Docente (comum a todas as licenciaturas) e por um componente específico de cada área.

Para mais informações sobre o Enade na UFJF, clique aqui.

Para mais informações, consulte o site do Inep (abre em nova janela).