No dia 1º de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai transmitir o Seminário Enade 2017 em seu portal. A Diretoria de Avaliação Superior (Daes) tem o objetivo de, com essa transmissão, permitir que as mais de 2.390 Instituições de Educação Superior distribuídas pelo país possam acompanhar o evento. O encontro é realizado todos os anos, mas é a primeira vez que será transmitido ao vivo. O intuito é explicar os aspectos operacionais de inscrição e aplicação do exame aos Procuradores Institucionais (PI) e coordenadores de curso de todas as Instituições de Ensino Superior (IES).
A programação do Seminário inclui palestras sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e o Enade, além da forma como o Exame permite produzir os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Serão apresentados, ainda, o fluxograma da elaboração da prova, novidades na edição 2017 e detalhes sobre o Sistema Enade. O seminário será aberto às 9h, com a presença da presidente do Inep, Maria Inês Fini; do diretor de Avaliação da Educação Superior, Rui Barbosa de Brito Júnior; da diretora de Gestão e Planejamento, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, e do Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Paulo Antônio Gomes Cardim.
A Diretoria de Avaliação Institucional acompanhará toda a programação para orientar os coordenadores de curso que não assistirem à transmissão. O link de acesso deve ser disponibilizado, provavelmente, na data do Seminário no site www.inep.gov.br. A participação é facultativa.
Este ano o Enade será aplicado em 26 de novembro. Irão realizar o exame os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos com diplomação de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências sociais, filosofia, física, geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.