Inep transmitirá ao vivo o Seminário Enade 2017

No dia 1º de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai transmitir o Seminário Enade 2017 em seu portal. A Diretoria de Avaliação Superior (Daes) tem o objetivo de,  com essa transmissão, permitir que as mais de 2.390 Instituições de Educação Superior distribuídas pelo país possam acompanhar o evento. O encontro é realizado todos os anos, mas é a primeira vez que será transmitido ao vivo. O intuito é explicar os aspectos operacionais de inscrição e aplicação do exame aos Procuradores Institucionais (PI) e coordenadores de curso de todas as Instituições de Ensino Superior (IES).

A programação do Seminário inclui palestras sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e o Enade,  além da forma como o Exame permite produzir os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Serão apresentados, ainda, o fluxograma da elaboração da prova, novidades na edição 2017 e detalhes sobre o Sistema Enade. O seminário será aberto às 9h, com a presença da presidente do Inep, Maria Inês Fini; do diretor de Avaliação da Educação Superior, Rui Barbosa de Brito Júnior; da diretora de Gestão e Planejamento, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, e do Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Paulo Antônio Gomes Cardim.

A Diretoria de Avaliação Institucional acompanhará toda a programação para orientar os coordenadores de curso que não assistirem à transmissão. O link de acesso deve ser disponibilizado, provavelmente, na data do Seminário no site www.inep.gov.br.  A participação é facultativa.

Este ano o Enade será aplicado em 26 de novembro. Irão realizar o exame os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos com diplomação de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências sociais, filosofia, física, geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Seminário do Enade terá transmissão ao vivo na internet

Seminário Enade terá transmissão ao vivo para atender todas as IES brasileiras

Seminário Enade 2017 discutirá operação de inscrição e aplicação do exame