Disciplina: DCC025 - ORIENTAÇÃO A OBJETOS
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
Plano de Ensino
Observação: Esta disciplina deve ser ministrada em laboratório.
2. Introdução a Orientação a Objetos
a. Objetos
b. Atributos
c. Métodos
d. Classes
e. Metaclasses
f. Construtores e Destrutores
g. Mensagens
3. Classes e métodos genéricos
4. Pacotes, Visibilidade e Encapsulamento
5. Abstração e Classificação
6. Generalização, Especialização e Agregação
7. Herança: herança dinâmica, compartilhada e múltipla
8. Delegação
9. Polimorfismo: polimorfismo ad hoc e universal
10. Acoplamento: estático e dinâmico
11. Ligação Estática e Dinâmica
12. Classes Abstratas
13. Interfaces
14. Coleções
15. Uso de Bibliotecas de Linguagens OO
16. Tratamento de Exceções.
HORSTMANN, C. S.; CORNELL, G. Core Java 2. vol. I. Makron Books, 2001.
SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java, Como Programar. 6ª ed. Pearson, 2005.
HUNT, J. Java and Object Orientation. An Introdution, 2nd Edition. Springer, 2002
SANTOS, R. S. Programação de Computadores em Java. Nova Terra, 2014.
SIERRA, K.; BATES, B. Use a Cabeça! Java. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
SINTES, Anthony. Aprenda Programação Orientada a Objetos. Makron Books, 2002.