INSCRIÇÃO PARA REVISÃO PARA O ENADE

O Departamento de Ciência da Computação está promovendo um conjunto de revisões para o ENADE 2011. Este ano o exame será prestado pelos alunos do curso de Ciência da Computação que já concluíram pelo menos 80% da carga horária do curso. É de suma importância que os alunos participem destas revisões, que acabam servindo também para aqueles que pretendem prestar concursos, fazer uma pós-graduação ou mesmo para uma simples revisão de conteúdos.
Todos os encontros ocorrerão aos sábados. Para participar, o aluno deve fazer a inscrição na secretaria do DCC ou na secretaria da coordenação do curso nos turnos manhã, tarde ou noite. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas a 100 alunos, de forma que pode-se atender a alunos que não prestarão o ENADE este ano.
Caso o aluno participe de pelo menos quatro encontros,  será dada a opção deste aluno requerer a contagem de dois créditos como grupo de estudo.

A programação dos encontros encontra-se abaixo listada ou pode ser baixadas aqui.

A ficha de inscrição pode ser obtida diretamente na secretaria ou, se quiser, o aluno pode imprimir e apenas entregar. Baixe aqui.

INSCRIÇÃO PARA REVISÃO PARA O ENADE

1. ( ) 24/09 – Prof. Alex Borges – 08:00 às 12:00h

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (Topologias, sinalização no meio de transmissão, Protocolos e serviços de comunicação, Arquiteturas de protocolos, Interconexão de redes, Planejamento e gerência de redes, Segurança e autenticação, Avaliação de desempenho: teoria das filas, cadeias de Markov, monitoração; Conceitos de Sistemas Distribuídos; Comunicação e Sincronização em Sistemas Distribuídos; Modelos e Arquitetura de Sistemas Distribuídos.

2. ( ) 24/09 – Prof. Tarcísio 14:00 às 18:00h

Banco de Dados (Modelagem e projeto de banco de dados; Bancos de dados relacionais e orientados a objetos; Linguagens de consulta e manipulação de dado; Sistemas Gerenciadores de Bancos de  Dados: arquitetura, gerenciamento de transações, controle de concorrência, recuperação, processamento e otimização de consultas; Bancos de dados distribuídos)

3. ( ) 01/10 – Prof. Guilherme – 08:00 às 12:00h

Algoritmos (Conceitos Básicos; Técnicas de Projeto: Divisão-e-Conquista, Guloso, Recursão, Backtracking; Notação e Análise Assintótica de pior e melhor caso; Análise de Complexidade de Problemas:

Classes de Problemas P, NP, NP-Completo e NP-Difícil)

Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade (Gramáticas; Linguagens Regulares, Sensíveis ao Contexto, Livres de Contexto; Tipos de Reconhecedores; Autômatos de Estado Finito, Determinísticos e não Determinísticos; Máquina de Turing; Autômatos de Pilha; Hierarquia de Chomsky; Tese de Church, Teorema da Incompletude de Godel.

4. ( ) 01/10 – Prof. Guilherme – 14:00 às 18:00h

Teoria dos Grafos (Conceitos Básicos: Grafos e Sub-grafo,; Isomorfismo, Matrizes de Adjacência e Incidência, Caminhos e Ciclos. Árvores: Caracterização de Árvores, Cortes de Arestas, Cortes de Vértices. Conectividade: Conectividade de Vértices e Arestas; Ciclos Eulerianos e Hamiltonianos. Emparelhamentos. Coloração de Vértices e de Arestas. (Planaridade). Complexidade (Análise de Complexidade de Problemas: Classes de Problemas P, NP, NP- Completo e NP-Difícil.

5. ( ) 08/10 – Prof. Luciano – 08:00 às 12:00h

Sistemas Digitais (Sistemas de Numeração e Códigos; Aritmética Binária; Porta Lógicas; Análise e Projeto de Circuitos Combinacionais; Minimização por Mapa de Karnaugh; Somadores; Decodificadores; Codificadores; Multiplexadores; Demultiplexadores; Análise e Síntese de Circuitos Sequenciais; Latches e Flip-Flops; Minimização de Estado; Registradores; Registradores de Deslocamento; Dispositivos Lógicos Programáveis; Memória.

6. ( ) 08/10 – Prof. Luciano – 14:00 às 18:00h

Arquitetura de Computadores (Organização de Computadores; Conjunto de Instruções, Mecanismos de Interrupção e de Exceção; Barramento, Comunicações; Interfaces e Periféricos, Hierarquia de Memória; Multiprocessadores; Multicomputadores; Arquiteturas Paralelas);

7. ( ) 15/10 – Prof. Luciana Campos – 08:00 às 12:00h

Lógica e Matemática Discreta (Cálculo Proposicional, Lógica de Primeira Ordem, Conjuntos, Relações, Funções, Ordens Parciais e Totais, Álgebra Booleana, Estruturas Algébricas,Combinatória

8. ( ) 15/10 – Prof. Luciana Campos – 14:00 às 18:00h

Inteligência Artificial e Computacional (Linguagens Simbólicas; Resolução de Problemas por meio de Busca; Esquemas para representação do conhecimento: lógicos, em rede, estruturados, procedurais; Formalismos para a representação de conhecimento incerto; Redes Bayesianas, Conjuntos e Lógica fuzzy, Aprendizado de máquina; Aprendizado Indutivo; Árvores de decisão; Redes Neurais; Algoritmos Heurísticos; Computação Evolutiva);

9. ( ) 22/10 – Prof. Jairo Souza – 08:00 às 12:00h

Estruturas de Dados (Listas; Pilhas, Filas; Árvores: Binárias, AVL, Preto-e-Vermelho; Heaps; Tabelas Hash; Tipos Abstratos de Dados; Conjuntos; Mapas; Algoritmos

de Pesquisa e Ordenação; Organização de Arquivos)

10. ( ) 22/10 – Prof. Marcelo Moreno – 14:00 às 18:00h