Plano de Negócios (2013)
Em 2013, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu um passo importante, com a contratação da Fundação Dom Cabral (FDC), para coordenar o desenvolvimento do Plano de Negócios do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PartecJF).
Confira aqui o de Plano de Negócios 2013
Plano de Negócios (2022)
Em 2022, foi necessária a atualização do Plano de Negócios do PartecJF. Nesta fase, foi contratada a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi) – instituição com larga experiência na construção de projetos de ambientes tecnológicos e de inovação, como os Parques Tecnológicos, Centros de Inovação e Incubadoras de Empresas, para conduzir a revisão do Plano de Negócios do PartecJF. O trabalho de revisão do Plano de Negócios do PartecJF foi concluído em março de 2022.
Confira aqui o Plano de Negócio 2022
Na revisão do Plano de Negócios, a estratégia de implantação e operacionalização do PartecJF, a UFJF disponibilizou três áreas distintas:
MÓDULO 1 – CAMPUS UFJF
O Módulo 1 do PartecJF, localizado no campus da UFJF, é voltado para a disseminação do empreendedorismo inovador e a tranferência de tecnologias desenvolvidas na UFJF. O Módulo 1 fica localizado no Campus da UFJF em Juiz de Fora e conta com 2 áreas:
Prédio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)
Neste ambiente são ofertados os Programas de Empreendedorismo e é sede do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UFJF.
O prédio tem aproximadamente 3.879,25 m² e conta com espaço para:
– Pré-incubação – Programa SpeedLab, AdasTech, Start – Empreendedorismo Científico;
– Incubadora e Condomínio de Empresas – 14 salas para apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores;
– Laboratório de prototipagem rápida (CrittLab);
– Coworking, que conta com 54 postos de trabalho e infraestrutura moderna (CrittWorking);
– Auditório para 40 lugares;
– Refeitório e área administrativa para a equipe de governança, gestão e execução dos programas.
O NIT/UFJF tem a responsabilidade de zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações (Patentes, Marcas, Programas de Computador, dentre outros ativos de Propriedade Industrial), licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.
Neste prédio, funciona também a Fadepe, a Liga das Empresas Juniores da UFJF e as equipes de competição da Universidade.
As ações desenvolvidas neste ambiente são voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo inovador, contando com as seguintes atividades: estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da transferência tecnológica.
Prédio Sede do PartecJF – Campus UFJF
Este ambiente, que tem previsão de inauguração em agosto de 2024, terá aproximadamente 4.000 m² de área construída, contando com 3 andares.
No térreo, o prédio contará com: Auditório: Sala multiuso com palco, copa, camarim e antecâmara; Lobby principal: Recepção, circulação, fosso para dois elevadores, banheiros, sala técnica e de apoio. Pilotis: área de aproximadamente 460 m² – 7 Salas para locação com aproximadamente 20,00 m² (Área destinada a serviços).
No 1º andar, terá uma área aproximada de 900 m², com área de circulação, banheiros e copa e área livre para as empresas tem aproximadamente 540 m2 (coworking para promoção de atividades com foco em empreendedorismo e inovação e salas de reuniões).
O 2º andar, terá área aproximada de 900 m², com área de circulação, banheiros e copa e área livre para as empresas tem aproximadamente 540 m² (instalação de um FabLab Design, espaço para startups e empresas, além de refeitório);
No 3º andar, teremos o setor administrativo do Parque Tecnológico que terá uma área aproximada de 900 m², com área de circulação, banheiros, copa, arquivo e recepção; 2 salas para a gerência (cada uma com 16,4 m²); 5 salas de reuniões (com aproximadamente 16,5 m²), área livre para as empresas com aproximadamente 261 m². Neste andar serão instalados os ambientes para os programas de TCC conexão com o mercado, o LinkLab – conexão de grandes empresas com startups e o ambiente para a equipe operacional, de gestão e de governança do Parque.
Esses ambientes serão voltados para a criação e o apoio a empresas de base tecnológica, irá estimular a inovação aberta, atuará na atração de laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de empresas para dentro da Universidade e fomentará a conexão da UFJF com o ecossistema de inovação e instituições parceiras do Partec JF. A expansão do Prédio Sede do Partec JF ampliará o espaço disponível para apoio a empresas de tecnologia e ofertar programas, eventos e ações de empreendedorismo inovador.
Projeto do prédio sede do PartecJF no campus da UFJF (Imagem ilustrativa)
Módulo 2 – CIEPTEC
O Módulo 2 do Partec JF – Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (CIEPTEC – UFJF Norte) – situado em um terreno de 42.374,50 m² no Distrito Industrial, na Zona Norte de Juiz de Fora, fica localizado na Avenida Bruno Simili, 47 – Distrito Industrial em Juiz de Fora (antiga Conab – Juiz de Fora).
O CIEPTEC é um vetor de integração entre a UFJF e a Zona Norte da cidade, por meio do desenvolvimento de projetos e programas integrados de ensino, pesquisa e extensão, tecnologia, inovação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social daquela região, assim como para a ampliação e consolidação das ações para a interação com as empresas e indústrias instaladas no distrito industrial.
O imóvel abriga um galpão de 14.000 m², com pé-direito duplo, anteriormente dedicado ao armazenamento de grãos. Sua infraestrutura inclui portões de acesso ao longo do perímetro para facilitar a entrada em diferentes pontos. Uma linha férrea atravessa o interior do galpão, possibilitando o acesso de veículos, incluindo o transporte de contêineres, e permitindo o carregamento e descarregamento de equipamentos e materiais.
Além do galpão, o local conta com outras edificações totalizando 16.847,62 m² de área construída. Essas edificações compreendem uma área administrativa, três residências, um vestiário, três vagas cobertas, uma balança de pesagem automotiva e uma usina de processamento de biodiesel, esta última construída em 2022.
A localização do imóvel no Distrito Industrial de Juiz de Fora oferece vantagens estratégicas, especialmente considerando seu potencial como um centro de desenvolvimento tecnológico voltado para atividades industriais. A proximidade com outras empresas e instituições do setor industrial e tecnológico permite uma sinergia única para colaborações, parcerias e compartilhamento de recursos. A infraestrutura logística do distrito, com acesso facilitado a rodovias e outros meios de transporte, agiliza o transporte de equipamentos e materiais necessários para projetos.
Pontos positivos da localização do Cieptec:
Localizado a 300 m do Gasoduto – Gasmig;
A 49,4 km do Aeroporto Zona da Mata – Presidente Itamar Franco – IZA;
A 13,8 km do Porto Seco – Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda;
A 3,0 km da UTE-JF Usina Termelétrica de Juiz de Fora PETROBRAS;
A 100 m da Linha Férrea – MRS é a operadora logística (conexão com o CIEPTEC desativada);
+ 300 empresas instaladas no Distrito Industrial;
Rede água e saneamento Básico;
Leis Municipais de Incentivo para o Distrito Industrial e para empresas instaladas no Parque Tecnológico;
Acesso a linhas de Financiamento públicos subsidiadas (BDMG, FINEP e BNDES) para empresas instaladas no Parque Tecnológico;
Neste Módulo encontra-se instalada a Usina de Biocombustíveis, capaz de prover a transformação de resíduos (óleo de cozinha usado e resíduos vegetais) em biocombustíveis. A usina de biodiesel, produzida pela empresa britânica Green Fuels, está na fase final de comissionamento, como parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento antes da operação plena. Com uma capacidade de produção de 3.000 L de biodiesel diários, a partir de 3.000 Litros de óleo de cozinha usado, o processo contribui com a sustentabilidade através da reciclagem do resíduo, redução da emissão de CO 2 e economia circular (Biodiesel sendo utilizado pela EMPAV/PJF e Ônibus da UFJF). A área do CIEPTEC conta com licenciamento ambiental para a produção de 74.000 Litros de Biocombustível.
Em julho de 2023, foi firmado um termo de concessão entre a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), envolvendo o uso do telhado do galpão do Cieptec para a construção de uma usina solar fotovoltaica. A usina irá ocupar 12.000 m² do telhado e terá a capacidade de gerar em torno de 1,9 MWp de energia limpa.
Área do Módulo 2 – CIEPTEC (Foto: Google)
Módulo 3 – BR-040
Área com previsão para implantação no longo prazo, localizado na Rodovia BR-040, já com zoneamento e com projeto para a estruturação de um Parque Tecnológico.
O Terreno na BR-040 tem aproximadamente 1 milhão de m² e será voltado para a atração e instalação de empresas inovadoras em Juiz de Fora. Em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e a Prefeitura de Juiz de Fora, o espaço abrigará empresas âncoras, centros de pesquisa e centros de inovação setoriais, A área tem licenciamento ambiental para instalação de empresas em todos os segmentos e portes, pois conta com compensação ambiental, através da cessão do Jardim Botânico da UFJF.