Nome simplificado da Patente
Iminas Aromáticas Lipídicas com Atividade Cosmética, Cosmecêutica, Farmacêutica e Alimentícia
Breve resumo da tecnologia
Iminas aromáticas lipídicas, de caráter anfifílico, com função éster em suas estruturas. Conservante de alimentos, pelo potencial antioxidante e despigmentante. Uso farmacêutico, na proteção contra os raios UVA e UVB.
Setor econômico
Indústria Alimentícia, Cosmética e Farmacêutica
Problema que soluciona
Conservação de alimentos, pelo potencial antioxidante e despigmentante. Uso farmacêutico, pela proteção contra os raios UVA e UVB.
Solução apresentada
As iminas possuem uma estrutura diferenciada, tratando-se de produtos inéditos, que possuem atividades antioxidante, despigmentante e proteção ultravioleta. A presença de uma cadeia alquila longa nas estruturas dos produtos em conjunto com a presença de uma hidroxila fenólica na parte imínica conferem aos referidos compostos um caráter anfifílico.
Principais vantagens e benefícios
O uso da fórmula geral e seus sais viabilizam o uso terapêutico, antioxidante, despigmentante, alimentício, cosméticos, cosmecêuticos, conservantes, nutricionais e proteção solar para o segmento humano e/ou veterinário. A composição farmacêutica inclui a fórmula geral que são iminas aromáticas lipídicas ou outras combinações entre elas, os veículos farmacêuticos aceitáveis e, ainda, a adição de uma ou mais substância terapêutica ativa.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
TRL 4 – Teste de laboratório dos componentes do protótipo ou processo
Público-Alvo
Campo de cosméticos, cosmecêuticos, conservantes, farmacêutico, alimentício e nutricional para o segmento humano e/ou veterinário.
Titulares:
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Inventor
Adilson David da Silva
Nádia Rezende Barbosa Raposo
Juliana Alves dos Santos
Rebeca Mól Lima.
Patente de invenção concedida junto ao INPI: BR 10 2013 010607-0
Contato: att.critt@ufjf.br