Fechar menu lateral

Gestão de Pessoas é tema de curso realizado pelo Critt

Imagem“Uma empresa é feita de pessoas”. Muito além de um clichê empresarial, a frase resume a grande realidade do mundo dos negócios: a qualidade de uma empresa é a qualidade dos funcionários que nela trabalham. O empresário que deseja aproveitar ao máximo o potencial de seus colaboradores não pode se limitar à contratação por meros critérios curriculares; é preciso criar um ambiente que favoreça a integração e o bem-estar de cada envolvido em sua companhia.

É nesse ponto que entra em cena o setor de Recursos Humanos. Os especialistas em RH são mediadores entre os interesses de colaboradores e chefia. É de suma importância que os responsáveis por essa área sejam hábeis administradores, líderes e observadores do comportamento. Entre os dias 5 e 14 de maio, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) realizou o Curso de Gestão de Pessoas ministrado por Guilherme Andrade, consultor e professor do Instituto Educacional São Pedro (Iespe).

Alguns dos principais tópicos do curso foram coaching, cultura organizacional e liderança e construção de equipes. Monise Vieira, estudante de Comunicação Social, ressalta a relevância da Gestão de Pessoas em diversos campos. “Acredito que a temática não se restringe a uma área de conhecimento específica”, explica. “Somos pessoas e lidamos com pessoas o tempo inteiro, independente de nossas áreas de atuação”. O curso, segundo ela, “ajudou bastante na compreensão de vários processos, porque foi bastante didático. O professor nos colocou várias situações reais e fizemos dinâmicas e exercícios”.

Edimar Maria, sócia da empresa incubada ADA Tecnologia, destacou os debates sobre cultura organizacional e comportamento humano. “Uma das partes mais difíceis do processo administrativo é saber guiar os colaboradores e passar a eles a missão da empresa”, afirma. “É necessário estar preparado para oferecer orientação e definir que tipo de líder você é”. Edimar também elogiou a metodologia do professor, dando ênfase aos exemplos práticos e vídeos utilizados.

Para a estudante de Psicologia Beatriz Mattozo, uma parte importante do curso foi a discussão sobre feedback nas empresas. “Já tinha familiaridade com o conceito, mas as aulas me fizeram refletir. Numa hierarquia, o feedback é dado de maneira diferente a um chefe ou a um subordinado. É uma questão de ética.”

Além de Gestão de Pessoas, o Critt oferece diversos cursos e workshops voltados para o conhecimento empresarial. Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!