Nos dias 21 e 23 de julho, às 14h, ocorre o workshop “Sua Startup em Produção” promovido pelo Centro Regional de Transferência Tecnológica (Critt), com o palestrante Maycon Pires. O evento será realizado presencialmente no Auditório do Critt, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Aprenda na prática como ter seu SaaS em produção de forma profissional utilizando as boas práticas de DevOps e FinOps para sua Startup. Tenha log do que acontece em tempo real em produção, faça deploy do seu sistema de forma automática e esteja preparado para escalar sua solução. Esse treinamento é voltado para fundadores, CTOs, líderes técnicos e líderes de produto de startups. O objetivo principal é ensinar líderes a colocar uma startup em produção com segurança, rastreabilidade e controle, sem criar uma arquitetura pesada demais para o estágio inicial.
Ao final do encontro, o participante sai com um plano prático de produção para sua startup, cobrindo:
- modelagem da arquitetura da infra do sistema;
- ambientes DSV / HML / PRD;
- pipeline de build e deploy;
- GitOps com aprovação para produção;
- registry de imagens;
- checklist mínimo de segurança;
- observabilidade e alertas;
- plano de rollback e resposta a incidentes.
Data: 21 e 23 de julho de 2026
Horário: 14h
Local: Auditório do Critt.
Inscrições: Sympla
Sobre o Palestrante
Maycon Pires atua há 20 anos desenvolvendo softwares de ponta, além de ser mentor de empresas e startups para geração de valor no negócio através da tecnologia. Tem realizado seu propósito, através do trabalho de solucionar problemas tecnológicos que impactam as pessoas e os negócios. Sua stack tecnológica é: .Net C#, Python, SQL, PostgreSql, Sql Server, MongoDB, RabbitMq, Unit Testing, Integration Test, Terraform, Kubernetes, Azure, AWS, K3S, Grafana, Kestra e Rancher. Na liderança de times aplica: Scrum, Kanban, Flight Levels e XP.
➔ Cases de trabalho:
- Criação do SaaS Navi BI de ponta a ponta desde infra até produção.
- Aumento da Produtividade e Escala das Squads do projeto Senac atuando pela Stefanini.
- Team Building na Stefanini saindo de 1 squad liderada por mim para 3 squads sendo lideradas por membros que mentorei usamos o Scrum os Scrums.
- Reconhecimento com troféu inovação pelo Senac.
- Improvement de Performance em processo de carga .Net em cerca de 300% pela Cielo
- Desenvolvimento de um MicroService de Carrinhos de Compras pela Stone.
- Reestruturação de todos os sistemas da Digital Post referente ao limite de caracteres do banco de dados SQL Server.
- Criação do BI de Plano Orçamentário da JMN.
- Cargo e instituição/empresa atual = CEO Navi BI
