Nome simplificado da Patente
Sensor Óptico baseado em um Interferômetro de Mach-Zenhder em Fibra para Monitoramento do Processo de Fermentação
Breve resumo da tecnologia
Sensor óptico a fibra para monitoramento do processo de fermentação baseado em um interferômetro Mach-Zehnder. O dispositivo é capaz de determinar mudanças físico-químicas no ambiente onde a fermentação ocorre e ou no mosto do produto sendo fermentado. A determinação destas mudanças ocorre devido às interações entre a luz que atravessa o sensor óptico e o meio externo (gases e/ou líquidos envolvidos na fermentação).
Setor econômico
Indústria de Equipamentos
Problema que soluciona
Permite o controle remoto e com grande precisão de sistemas que envolvam processos de fermentação em alimentos. Por se tratar de análise espectral do sinal, os resultados obtidos pelo sensor e sistema de medição desenvolvido apresenta uma grande precisão dos resultados.
Solução apresentada
Topologia mista para mensuração do índice de refração dos gases e líquidos relacionados ao processo de fermentação. O mach-zehnder interferometer – MZI composto pela serialização de um taper e uma long-period fiber grating – LPFG podem ser instalados no ambiente onde a fermentação está ocorrendo, no meio gasoso e ou líquido, para avaliação do estado deste ambiente ao longo do processo.
Principais vantagens e benefícios
O espectro do sensor é mensurado ao longo do tempo para extrair informações relacionadas ao estado da fermentação e, assim, designar o melhor momento para interromper este processo.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
TRL 6 – Sistema de protótipo verificado e testado.
Titulares:
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Inventores
Alexandre Bessa dos Santos
Felipe Oliveira Barino
Renato Luiz Faraco Filho
Deivid Edson Delarota Campos
Italo Fernando Valle Alvarenga
João Victor Souza Calderano
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2023 006208 3
Contato: att.critt@ufjf.br