Nesta sexta (31), ocorreu o Prêmio Critt Startup do Ano 2025 que celebrou empresas da Incubadora de Base Tecnológica e do Condomínio de Empresas do Critt. O evento foi organizado pelo setor de Empreendedorismo e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, da Reitoria da UFJF, da Fadepe, das empresas participantes e colaboradores do Critt.
Criado em 2023, o prêmio consolidou-se como um dos principais mecanismos de valorização do empreendedorismo tecnológico na UFJF, reforçando o papel crucial do Critt na formação de negócios inovadores e sustentáveis. O seu objetivo é reconhecer o desempenho das startups em diversas dimensões de desenvolvimento empresarial, incentivando o aprimoramento da gestão, das vendas e da geração de empregos.
A mesa da cerimônia foi composta por figuras de autoridade da UFJF e da cidade. Compuseram a mesa o Vice-Reitor da UFJF, Telmo Ronzani; o Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos; o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Ignácio Delgado; a Gerente Geral da Fadepe, Josiane Loures; e a Gerente de Empreendedorismo do Critt, Débora Marques. A condução inicial foi feita pela Diretoria de Imagem da UFJF, que também apoiou na cobertura do evento.

.
Além do reconhecimento institucional, as startups vencedoras dos prêmios principais receberam um troféu exclusivo, desenvolvido e impresso em 3D no CrittLab (Design e Modelagem), laboratório especializado em prototipagem e fabricação digital do Critt.
Categorias da Incubadora de Base Tecnológica
A avaliação das empresas foi realizada com base em critérios quantitativos rigorosos, registados nos sistemas internos de acompanhamento da incubadora. As categorias foram Empresa que mais participou das ações do Critt no ano, Empresa com mais vendas no ano, Empresa com menor percentual de churn no ano e Empresa com maior número real de empregos gerados no ano. A categoria principal, Startup do Ano, é concedida à empresa que obtiver a maior média aritmética de desempenho entre as categorias avaliadas. Os vencedores foram:
- Maior participação nas ações do Critt: BemMelhor

- .Maior número de vendas: Acuttis
.
.
- Menor percentual de churn do ano: Acuttis
.

.
- Maior número de empregos gerados: Acuttis
.

- Troféu de STARTUP DO ANO – EDIÇÃO 2025: Acuttis
.

Categorias do Condomínio de Empresas
As categorias para a premiação das empresas do condomínio também foram decididas por critérios quantitativos, sendo elas: Quantidade de novos clientes; Faturamento no ano de 2025; Crescimento do faturamento em relação ao ano anterior (2024); Impostos gerados no ano de 2025. Além da categoria principal, Startup do Ano, para a empresa com maior média aritmética de desempenho entre as categorias avaliadas. Os vencedores foram:
.
- Maior Quantidade de Novos Clientes: Mais Controle
.

- .
- Maior Faturamento no ano (até Setembro de 2025): Mais Laudo Telemedicina
.

- Maior Crescimento do Faturamento em Relação ao Ano Anterior (2024): Mais Controle
.

.
- Maior taxa de contribuição de Impostos gerados no ano de 2025: Mais Laudo Telemedicina
.

.
- Maior participação nas ações do CRITT: Angélica Oliveira LAB
.

.
- Troféu de STARTUP DO ANO – EDIÇÃO 2025: Mais Laudo Telemedicina
.

Por: Marina Cabral
.