Nome simplificado da Patente
Biocurativos multifuncionais de Jambu (Acmella oleracea) para o tratamento de feridas crônicas
Setor econômico
Indústria Farmacêutica.
Breve resumo da tecnologia
Esta invenção apresenta uma abordagem inovadora para o tratamento de lesões cutâneas, por meio da criação de filmes poliméricos biodegradáveis, compostos por quitosana e extrato metanólico das folhas do Jambu (Acmella Oleracea (L.) R.K. Jansen). O resultado é um filme flexível que não apenas promove a liberação controlada de ativos, mas também oferece propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Esses filmes são ideais para aplicação tópica, proporcionando um manejo eficaz do processo inflamatório e atuando como agentes antibacterianos e antifúngicos em feridas infeccionadas. Além disso, essa tecnologia pode ser explorada para o tratamento de outras desordens cutâneas de cunho inflamatório e infeccioso.
Problema que soluciona
Os biocurativos de Jambu foram criados para acelerar a cicatrização de lesões cutâneas que não respondem aos tratamentos convencionais. Essa tecnologia também busca garantir maior conforto e praticidade para o usuário, superando as limitações dos curativos tradicionais.
Solução apresentada
A tecnologia objetiva oferecer um tratamento multifuncional para a cura de lesões cutâneas por meio do desenvolvimento de um curativo inteligente composto de quitosana e do extrato de jambu, com atividades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. A tecnologia também pode ser explorada para o tratamento de outras desordens cutâneas de cunho inflamatório e infeccioso, relacionadas à todas as fases da cicatrização de lesões cutâneas.
Principais vantagens e benefícios
Os filmes possuem diversas atividades biológicas importantes para o reparo tecidual, promovem a liberação controlada dos ativos, são biodegradáveis, de fácil aplicação e remoção.
Público-Alvo
Indústria Famacêutica
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
Nível 4 – Teste de laboratório dos componentes do protótipo ou processo.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Inventores:
Júlia Bertolini Fajardo
Rodrigo Luiz Fabri
Luiz Fernando Cappa de Oliveira
Guilherme Diniz Tavares
Thais Nogueira Barradas
Elaine Soares Coimbra
Ângelo Márcio Leite Denadai
Mariana Hauck Vianna
Thayná Gomes Ferreira
Thalita de Freitas Souza
Natasha Silva Mayrink
Natália Prado da Silva
Gilson Costa Macedo
Maria Clara Machado Resende Guedes
Ari Sergio de Oliveira Lemos
Lara Melo Campos
Priscila de Lima Paula
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2024 005463 6
Contato: att.critt@ufjf.br