Fechar menu lateral

Critt e Sebrae Minas renovam parceria e impulsionam programa Sebrae Startups na UFJF

Reunião entre o Critt, o Sebrae e empresas incubadas e residentes no Critt, no dia 29 de abril. Da esquerda para a direita, Débora Marques, gerente de empreendedorismo do Critt, Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da UFJF, e Daniela Fabri, analista do Sebrae JF. (Foto: Critt/UFJF)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Sebrae Minas renovaram, na última semana, uma parceria que visa fortalecer o ecossistema de inovação da instituição. A colaboração, que reafirma o compromisso das duas instituições com o incentivo ao empreendedorismo universitário e à criação de soluções inovadoras, tem como fim o impulsionamento do programa Sebrae Startups na Universidade.

A nova etapa do programa Sebrae Startups prevê uma série de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras e à consolidação de negócios nascentes. Entre as iniciativas programadas estão consultorias especializadas em Produtos e Negócios Digitais, além de atendimentos focados em LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala) e Agentes Verticais — tecnologias emergentes no cenário da inovação. Também estão previstas atividades como o curso Design Sprint – Imersão em Soluções Inovadoras, Rodada de Negócios com Startups, o evento Pitch Reverso e a participação no Startup Summit, um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo da América Latina.

A consultoria em Produtos e Negócios Digitais apoia times a estruturarem processos contínuos de descoberta de oportunidades, análise de dados e priorização de métricas de valor. A partir do mapeamento de jornadas, identificação de dores e construção de estratégias orientadas por business cases, o programa conecta decisões estratégicas às alavancas de crescimento, com foco em performance, clareza tática e impacto real no negócio.

Já a consultoria em LLMs e Agentes Verticais apoia startups a identificarem oportunidades reais para adoção de Inteligência Artificial generativa em seus processos. A partir de um diagnóstico inicial das atividades da empresa, o programa aprofunda temas como o surgimento das LLMs, funcionamento dos modelos, construção de prompts, uso de assistentes e agentes, além de ferramentas para desenvolvimento e gestão. Ao final, as consultorias individuais ajudam a implementar soluções com foco em eficiência, ganho de escala e aumento de lucratividade.

O curso Design Sprint – Imersão em Soluções Inovadoras oferece uma experiência prática e intensa baseada na metodologia do Google, adaptada para a realidade dos pequenos negócios. Durante três dias, os participantes vivenciam todas as etapas de um sprint — da definição do desafio à validação de soluções — aplicando o conteúdo diretamente em projetos reais. O curso estimula a cultura da inovação dentro das startups e ensina mais de 20 técnicas e ferramentas acessíveis para transformar problemas complexos em soluções testáveis de forma rápida, colaborativa e eficiente.

A Rodada de Negócios é uma iniciativa estratégica para aproximar compradores e vendedores, com o objetivo de gerar novos negócios e fortalecer parcerias comerciais. Esse encontro, que pode ser multissetorial ou específico para um determinado segmento, proporciona uma plataforma eficaz para negociações diretas com empresas de médio e grande porte. Entre as vantagens da Rodada de Negócios, destacam-se a ampliação do portfólio de fornecedores, a possibilidade de barganhar melhores preços e, principalmente, a criação de alianças comerciais. Para as startups participantes, a oportunidade de expandir horizontes de mercado, acessar produtos de qualidade superior e ampliar a rede de contatos empresariais é um diferencial importante para o crescimento e a consolidação no mercado competitivo.

Já o Pitch Reverso é um evento empresarial inovador que reúne grandes empresas e startups, invertendo a dinâmica tradicional de apresentação de propostas. Em vez de as startups apresentarem suas soluções para investidores, são as grandes empresas que apresentam suas teses de inovação, estratégias e desafios, buscando oportunidades de conexão com startups e outras empresas do ecossistema. Esse formato proporciona um espaço valioso para que as grandes corporações mostrem suas necessidades e busquem soluções criativas e inovadoras, ampliando as possibilidades de parcerias e colaborações que podem impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e processos. O Pitch Reverso, portanto, fomenta a aproximação entre diferentes atores do mercado, estimulando a inovação aberta e a criação de soluções conjuntas.

O programa inclui ainda a participação no Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina. A próxima edição, que ocorrerá em Florianópolis de 27 a 29 de agosto de 2025, promete reunir mais de 200 palestrantes e atrair cerca de 10.000 participantes, incluindo startups, investidores e grandes nomes do ecossistema. Durante três dias, os participantes terão acesso a uma vasta programação de atividades, com auditórios repletos de conteúdo, uma área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos maiores formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional. O investimento no evento cobre passagens aéreas, hospedagem e ingresso, oferecendo uma oportunidade única de ampliar conexões, absorver conhecimento e explorar novas possibilidades para os negócios.