Fechar menu lateral

Compostos antimicrobianos para o tratamento de lesões de pele, em terapias com associações da luz

Breve resumo da tecnologia

Compostos de coordenação, como o ligante tetraazamacrocíclico cyclam e derivados ou o ligante carboxilado oxalato, possuem ação antimicrobiana, principalmente quando associados a luz branca ou azul. Essa potencialização da ação antimicrobiana pode ser uma alternativa interessante para o tratamento de lesões tópicas ou orais.

 

Setor econômico

Indústria Farmacêutica.

 

Problema que soluciona

Os compostos atuam como agentes antimicrobianos com atividade intensificada pela ação da luz.

 

Solução apresentada

Os compostos propostos podem ser aplicados em pacientes que apresentam infecção cutânea, sendo ministrados de forma tópica em associação com a luz, ou de forma oral, direcionando a atuação do composto para uma infecção localizada devido à interação composto-luz. Podem atuar in vitro na atividade antimicrobiana em placas de 96 poços, com atividade intensificada pela ação da luz, utilizando placas de LEDs, consistindo de LEDs acoplados em placas de 96 poços.

 

Principais vantagens e benefícios

Devido à fotossensibilidade, os compostos apresentam incremento significativo em sua atividade antimicrobiana quando da exposição à luz azul ou branca. Esta característica torna possível que a atividade antibacteriana seja localmente e seletivamente intensificada na região infectada, diminuindo os riscos de desenvolvimento de resistência bacteriana apresentada por fármacos de ação sistêmica e não específica.

 

Público-Alvo

Indústria Farmacêutica.

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

 

Inventores:

Rodrigo Luiz Fabri, Daniel de Lima Pontes, Verônica da Silva Oliveira, Elizabeth Cristina Gomes dos Santos, Ana Cristina Facundo de Brito Pontes, Francisco Ordelei Nascimento da Silva, Francimar Lopes de Sousa Junior, Ana Carolina Morais Apolônio, Ari Sérgio de Oliveira Lemos

 

Patente concedida junto ao INPI: BR 10 2019 003975-2 B1

 

Contato: att.critt@ufjf.br