.
.
.
Breve resumo da tecnologia:
A invenção consiste em um Sistema de Comunicação de Dados que adota a faixa espectral de luz visível para transmitir informações digitais empregando uma codificação baseada em pacotes de frequência pré-definidas a ser utilizada no campo da Engenharia Elétrica, em especial em Telecomunicações e Sistemas de Iluminação de Estado Sólido, podendo ser adotada na indústria de iluminação ou telecomunicações.
Setor econômico:
Indústria de calçados, Indústria esportiva
Solução apresentada:
Oferece uma alternativa às técnicas de comunicação de dados em ambientes internos e confinados, propiciando a transmissão de pacotes de informação digitais por meio de frequências codificadas do sinal luminoso. A coexistência da modulação do sinal para fins de envio da informação não impacta, de forma alguma, a tarefa primeira da fonte de luz, que é iluminar o ambiente, nem prejudica a funcionalidade de controle do nível de iluminação.
Principais vantagens e benefícios:
Redução e eficiência na comutação dos transistores que processam a corrente elétrica imposta aos LEDs e otimização da transmissão de dados digitais por meio de pacotes de pulsos de onda quadrada com frequência variada. Comunicação de dados em ambiente interno, como residências, estabelecimentos comerciais e indústrias que pode se dar para fins de comunicação sem fio de funcionalidades entre equipamentos (de maneira unidirecional ou bidirecional) ou para transmissão de sinal de internet em ambiente confinado.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig
Inventores: Marlon Lucas Gomes Salmento, Guilherme Márcio Soares, Henrique Antônio Carvalho Braga
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2020 006494 0
Contato: att.critt@ufjf.br